Início Notícias Marcas

Slim concorre na fast fashion

O multimilionário mexicano Carlos Slim prepara a sua estreia em novos empreendimentos, depois do anúncio de expansão da Philosophy Jr. Studio, uma linha de moda feminina que se lança agora sob a forma de uma cadeia retalhista independente.

A partir deste mês, o vestuário da Philosophy estará disponível em lojas individuais em dois centros comerciais na Cidade do México. Com um investimento de 20 milhões de dólares, o plano contempla a inauguração de 100 lojas independentes até 2017.

Arturo Elías Ayub, porta-voz das empresas Slim e genro do próprio, anunciou que «por enquanto não há planos» para introduzir a marca noutros mercados, quer nos EUA como na Europa.

A Philosophy não é uma marca nova no México. Slim lançou-a em 2011 e tem estado disponível, desde então, no Sears México, unidade do Grupo Sanborns, uma cadeia de restaurantes, retalho e farmácias com sede no México, pertencente ao Grupo Carso, que é, por sua vez, controlado por Slim.

Embora o estilo da nova linha de moda e do número de coleções anuais não tenha sido revelado publicamente, deverá competir com reconhecidos retalhistas multinacionais de fast-fashion, como H&M, Forever 21 e C&A. O jornal espanhol El País antecipa que a Philosophy tentará, também, competir com a Zara.

Edgar Smolensk, gestor de vendas da Sears México, afirmou à imprensa que a Philosophy é uma «marca que temos vindo a trabalhar há três anos com o objetivo de criar um novo conceito dentro do Sears. Tem sido um sucesso de tal forma grande que decidimos inaugurar lojas independentes nos principais centros comerciais do México».

Smolensk disse que 7% dos produtos da Philosophy serão produzidos no México e os restantes serão importados de países com indústrias de vestuário.

Porém, competir com a Zara de Ortega, que tem sido descrita na indústria da moda como «possivelmente o retalhista mais inovador e devastador no mundo», não será fácil para a Philosophy de Slim. Há mais de 2.000 lojas da Zara localizadas em 88 países, incluindo 54 nos EUA e 64 no México.

A Zara tem lojas próprias nas principais capitais de moda do mundo, incluindo Nova Iorque, na Quinta Avenida, e Paris, nos Campos Elíseos.

Este ano, Amancio Ortega destronou Carlos Slim como o segundo homem mais rico do mundo. Ortega vale, atualmente, 68 mil milhões de dólares, enquanto Slim está avaliado em 63,4 mil milhões de dólares, de acordo com as estimativas produzidas em tempo-real pela Forbes.