Início Notícias Marcas

Sofalca arrebata Paris

O júri da feira parisiense Maison & Objet distinguiu a Gencork, detida pela Sofalca, com o prémio “Les découvertes”, reconhecendo a criatividade dos produtos da marca nacional ligada aos painéis de revestimento em cortiça, que unem a sustentabilidade e a tecnologia num matrimónio de inovação.

Reforçando a sua aposta na área do design, a empresa portuguesa marcou presença, pela segunda vez este ano, na feira parisiense Maison & Objet – que decorreu em Paris de 2 a 6 de setembro.

Desta feita, a produtora de aglomerado de cortiça expandida participou no certame através da Gencork, a marca de painéis de revestimento em aglomerado negro de cortiça, que conta com a direção criativa  do atelier  DigitaLab.

O reconhecimento internacional não é, porém, uma novidade. Em apenas um ano de vida, a Gencork já foi várias vezes distinguida, conquistando um Green Product Award 2016 e uma nomeação para o German Design Award 2017, atribuída  pelo German Design Council.

A qualidade da primeira coleção de painéis generativos exibidos garantiu assim mais um galardão internacional à Gencork: o “Les découvertes”, entregue desde 2010 às empresas que se destacam por ditarem tendências na área do design, numa seleção de um júri composto exclusivamente por bloggers e jornalistas digitais influentes.

O stand da Sofalca, onde a Gencork expôs a sua coleção, foi totalmente construído com os blocos de cortiça da empresa de Abrantes, mostrando que, «com excelentes materiais, know-how e um conceito 100% ecológico, é possível criar espaços que marcam pelo seu design, usabilidade e durabilidade», destaca a marca em comunicado.

O stand teve localização Premium, cedida pela organização da Maison & Objet, que considerou a Gencork uma marca com um ADN inovador e diferenciador.

«Da expressão “Generative Design” nasceu o nome “Gencork”, que assenta todo o seu processo criativo no conceito dinâmico e progressivo dos seus padrões. A morfologia  dos nossos produtos evolui de acordo com o espaço, e adapta-se às superfícies com ou sem repetição, tirando o máximo partido das particularidades térmicas, acústicas e estéticas da cortiça», afirma Brimet Silva, diretor criativo da DigitaLab

Os profissionais que visitaram o certame internacional, assim como os elementos do júri do prémio que distingui a Gencork, puderam contactar com a inovadora solução de revestimento acústico e térmico que permite que arquitetos e designers isolem espaços interiores e/ou exteriores com aglomerado de cortiça expandida, mas com o delicado detalhe de padrões únicos, aliando a funcionalidade à componente estética. «Na edição anterior da feira Maison & Objet, assim como já sentido em 2015, a Sofalca registou um particular interesse por parte do público: a capacidade de se construírem, apenas com recurso à cortiça, diversas obras efémeras para espaços e eventos, temporários ou fixos, sem nunca perder a sua componente visual nem o seu teor sustentável», afirmou o CEO da Sofalca, Paulo Estrada.

Este ano, a conquista do prémio “Les découvertes”, «veio mostrar que a criatividade e o saber-fazer da DigitaLab, pela mão do diretor criativo Brimet Silva, não vão deixar ninguém indiferente nos próximos anos, continuando a ditar tendências», conclui o responsável.