Início Notícias Tecnologia

Sportswear Pro em contagem decrescente

Faltam menos de dois meses para a estreia da Sportswear Pro e já uma longa lista de expositores espera apresentar as suas mais recentes tecnologias para o design e produção de vestuário desportivo. Do conjunto de inovadores fazem parte as empresas Grupo FK, Seit Elettronica, Tajima, Macpi, Meepl e Crea Solution.

A Sportswear Pro 2020 estreia-se em Madrid, entre os dias 24 e 27 de março e partilhará as datas da Fespa Global Print Expo 2020, focada na estamparia, potenciando a atração de empresas e marcas que se dedicam às tecnologias de produção de vestuário inteligente, refere a organização, a cargo da Fespa.

A tecnologia têxtil inteligente já revelou ser uma área rica em potencial, cujo crescimento se tem vindo a refletir nas marcas de todo o mundo, que cada vez mais procuram aliar o conforto e a estética à funcionalidade. O espírito inovador é particularmente significativo entre as empresas de vestuário desportivo, tornando o desporto num segmento de «lançamentos para tendências e tecnologias pioneiras em têxteis», acrescenta a organização.

Ao contrário dos materiais tradicionais, os chamados “têxteis inteligentes” podem incorporar várias funções, somando valor acrescentado para o cliente. Desde elementos absorventes de humidade incorporados em camisolas a tecidos que monitorizam dados vitais, como a respiração, o batimento cardíaco e a temperatura corporal, a variedade de funcionalidades é imensa e continua em crescimento, acompanhando o ritmo exponencial da tecnologia.

Global Print Expo 2019

Nesta primeira edição, o conjunto de expositores irá abranger vários aspetos da produção, onde se incluem a estamparia digital e o corte, bordados, selagem térmica e soluções de software para automação dos processos e da gestão da cadeia de aprovisionamento. Michael Ryan, gestor de eventos da Sportswear Pro assegura, em comunicado, que «para esta audiência específica e para os visitantes interessados na produção de vestuário que passam pela Fespa Global Print Expo, estes diversos expositores prometem perceções valiosas sobre novas oportunidades de negócio e processos de produção avançados».

Novidades dos expositores

As sinergias entre a estamparia digital e a produção de vestuário desportivo serão exemplificadas primeiramente pelo Print Make Wear, um espaço da Fespa Global Print Expo, que se liga diretamente à Sportswear Pro e se concentra exclusivamente na produção personalizada de peças para o desporto. Os visitantes poderão observar presencialmente uma cadeia de produção, desde o design inicial até o produto final, além de lhes ser garantida a oportunidade de estampar uma peça personalizada no próprio local. A Kornit Digital, a Roland DG e a Mimaki são apenas algumas marcas de estamparia digital que contribuirão para a recreação do processo de produção de ponta a ponta ao vivo.

Enquanto patrocinadora, a HP também estará presente no evento e exibirá a sua impressora digital têxtil, a HP STITCH S500, pensada para operações de alta produção, com uma correspondência de cores rápida e precisa, além de processos simplificados e eficientes.

Tajima

Na área do corte, o Grupo FK irá lançar o seu sistema de corte automático Tecno Freccia. Com um design compacto, que facilita a instalação em qualquer ambiente de trabalho, o sistema é ideal para pequenos e médios volumes de produção e permite cortar uma grande variedade de materiais. O corte a laser também estará em destaque, com as inovações de vários expositores, onde se incluem a Seit Elettronica a apresentar o Laser Bridge SL10, um sistema avançado de corte e gravação que utiliza a tecnologia de galvanómetros e se alinha perfeitamente com as máquinas de bordados.

E falando em bordados, a feira contará com a presença das empresas ZSK Stickmaschinen e a Tajima para representar a área. Enquanto líder no mercado alemão em máquinas de bordar industriais, a ZSK Stickmaschinen lançará dois novos sistemas, o Racer 1 XL e o Racer II 4 WL, que se destacam pelos seus modos de operação de alta velocidade, precisão, flexibilidade. A Tajima irá trazer também duas novidades: os sistemas TMEZ-SC1501 e o iTM Intelligent Thread Management.

Na área da selagem térmica já estão confirmadas as empresas Perma Press AB e Macpi. A produtora sueca Perma Press AB exibirá a sua linha de transferências elásticas e ecológicas para o vestuário desportivo, enquanto a italiana Macpi apresentará a sua máquina de gravação a quente 336.59T e a Ultrasonic Machine, um sistema que, em conjunto com a 336.59T, permite unir os tecidos sem qualquer costura.

Meepl

Por outro lado, o software é uma das principais áreas destacadas pela Sportswear Pro, pelo que a feira reservou espaço para que diversas empresas pudessem mostrar as suas soluções para a produção de vestuário desportivo. É o caso da Meepl, especialista suíça em digitalização corporal 3D por smartphone, que utiliza inteligência artificial e computação visual para permitir que marcas e retalhistas reduzam as taxas de devolução e digitalizem as cadeias de aprovisionamento, oferecendo experiências de compra 3D interativas e personalizadas. Também a Crea Solution demonstrará como a sua solução integrada de fluxo de trabalho digital agiliza o processo de produção de vestuário, desde o design 3D inicial até o corte final do tecido.

Além destas, a Sportswear Pro contará com a presença de diversas outras empresas, como a Aurich Textilien, Endutex Iberica, Neenah Coldenhove, Roland DG, Fiorenzo Sport e a O-Sung C&T Co. O registo para visitantes já está disponível e tem um custo de 40 euros online e 70 euros na própria feira. O bilhete para a Sportswear Pro garante acesso livre à FESPA Global Print Expo, onde se inclui o espaço Print Make Wear, e ao evento European Sign Expo, a realizar-se a 24 de março no mesmo sítio.