Início Notícias Vestuário

Sportswear Pro estreia-se em Madrid

O próximo ano traz uma novidade à capital espanhola: a primeira feira dedicada exclusivamente a tecnologia para a produção de vestuário de desporto. A Sportswear Pro estreia-se em março, em paralelo com a Fespa Global Print, e conta já com uma lista crescente de expositores.

Focada nas mais recentes tecnologias da produção de vestuário de desporto, a Sportswear Pro é organizada pela Fespa e terá lugar na feira de Madrid entre os dias 24 e 27 de março de 2020, ao mesmo tempo que a Fespa Global Print Expo 2020, dedicada à estamparia.

O certame pretende apresentar soluções para três grandes áreas na produção de sportswear – design (CAD/CAM e scan corporal 3D), confeção (CMT, colagem e tricotagem) e decoração (sistemas de estamparia, gravação, bordados e aplicação de laser) –, a que se somam expositores nos segmentos de acessórios, têxteis inteligentes e eletrónica impressa.

«A nossa missão é ajudar os produtores de sportswear e as marcas de vestuário a responderem às tendências que evoluem mais rápido no mercado, oferecendo-lhes uma visão prática sobre as inovações técnicas que estão a mudar cada fase do processo produtivo», afirma Michael Ryan, diretor da Sportswear Pro 2020. Neste sentido, os expositores apresentarão «exemplos inspiradores de tecnologias que podem permitir a produção just-in-time e a customização, com ênfase na redução do tempo de colocação no mercado, minimizando o desperdício e criando vestuário de desporto e athleisure que os consumidores irão querer comprar», destaca.

Ao vivo e a cores

A Sportswear Pro 2020 irá integrar uma área de anfiteatro com um programa de seminários batizado “Triathcon”, onde serão divulgados conteúdos especificamente desenvolvidos para responder às tendências-chave do momento nos sectores do vestuário de desporto e athleisure, que incluem a customização, produção por encomenda, sustentabilidade e wearables inteligentes.

Os visitantes da feira poderão observar, ao vivo, o processo produtivo na Print Make Wear, uma microfábrica que irá estabelecer a ligação entre a Sportswear Pro e a Fespa Global Print Expo. Este espaço apresentará dois fluxos de trabalho distintos: o primeiro reflete um cenário de encomendas customizadas, onde os visitantes poderão fazer os seus pedidos a partir de um quiosque construído no local; o segundo começa com o software de design, progredindo para a disposição dos moldes e produção. As peças de vestuário de poliéster serão posteriormente estampadas, usando um processo de sublimação por rolos antes da calandragem, corte a laser e costura. As amostras resultantes serão exibidas na passerelle da Print Make Wear.

Sergio Angulo Rodríguez, gestor de vendas da Tajima DST, uma das empresas que já confirmou presença como expositora, revela que o evento «é uma ótima oportunidade para a Tajima fortalecer a sua marca e conectar-se com profissionais da indústria. A customização é um foco essencial e estamos ansiosos para mostrar aos visitantes de que forma podem facilmente personalizar os seus produtos com a nossa tecnologia de bordados».

Estreia em boas mãos

A estreia da Sportswear Pro conta com o apoio oficial da AFYDAD – Asociación Española de Fabricantes y Distribuidores de Artículos Deportivos, uma organização não-governamental que representa todos os subsectores do desporto, desde produtores a grossistas e distribuidores, dedicados a todo o tipo de desportos.

«Muitos dos nossos membros recorrem a tecnologia de estamparia têxtil e, por isso, a Sportswear Pro é uma boa oportunidade para conhecerem as mais recentes máquinas e tendências do sector», explica Marta Mercader, secretária-geral da AFYDAD. Além disso, acrescenta, «a Sportswear Pro vai ter conferências dedicadas à sustentabilidade e digitalização, que são duas áreas em que a AFYDAD se está a focar».

O bilhete de visitante da Sportswear Pro oferece livre acesso à Fespa Global Print Expo, incluindo à área Print Make Wear, e a todos os conteúdos do respetivo programa, assim como à European Sign Expo, uma feira dedicada à sinalização e comunicação visual, que partilhará o mesmo espaço.