Início Arquivo

Subsídios aos produtores de algodão vão cair

Os cortes nos financiamentos deverão ser efectuados mediante a imposição de limites máximos aos pagamentos aos produtores individuais.

Em 2005 os pagamentos de subsídios aos produtores agrícolas ascenderam a 24 mil milhões de dólares e incluem as ajudas face aos desastres naturais e condições climatéricas.

De acordo com o EWG (US Environmental Working Group) os produtores de algodão receberam 2,7 mil milhões de dólares americanos em 2003. E de acordo com as reduções delineadas o subsídio máximo que os produtores de algodão e quaisquer outros agricultores poderão receber será de 250 000 dólares por ano face aos 360 000 antes recebidos. As excepções não serão permitidas incluindo as que permitem que diferentes agricultores donos da mesma exploração concorressem aos apoios monetários.

Esta decisão foi em parte influenciada pela pressão exercida pelo governo brasileiro junto da OMC alegando os subsídios ao algodão norte-americano violavam as regras de concorrência internacional visto que a venda a preços mais competitivos a nível internacional. Contudo os EUA vão recorrer da decisão da OMC em Março de 2005.