Início Destaques

Sustentabilidade a alto nível

Um estudo sobre os consumidores, marcas que integram valores ecológicos no seu conceito e o sourcing responsável, nomeadamente do El Corte Inglés, fazem parte do programa da conferência internacional Sustainability Talks organizada pelo CENIT, que conta também com os exemplos nacionais da Tintex, Scoop, Valérius e Riopele.

Dividida em quatro partes, a conferência – aberta ao público mas sujeita a inscrição –  está agendada para a tarde do dia 5 de dezembro. A partir das 14h20, depois da abertura pelo presidente do CENIT, Luís Hall Figueiredo, o programa começa com as Sustainability Talks, Powered by Neonyt, onde serão debatidas questões como os consumidores e os produtos sustentáveis.

Manuel Lopez Tocci, diretor de sourcing do El Corte Inglés, irá intervir no segundo painel, dedicado à perspetiva do retalho, e, a partir das 16h30, será a vez de dar voz à indústria portuguesa. Ana Tavares, diretora de sustentabilidade da Tintex, Mafalda Pinto, administradora da Scoop. Patrícia Ferreira, business developer da Valérius, e Isabel Domingues, responsável do departamento de sustentabilidade da Riopele, irão mostrar a experiência da indústria têxtil e vestuário (ITV) portuguesa na área da sustentabilidade. Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, irá ainda fazer a análise da situação atual da ITV nacional neste domínio.

Já o último painel contará com Luís Palma da Graça, founding partner e diretor de desenvolvimento da Vallis Capital Partners, que irá fazer uma apresentação dobre “Sustentabilidade e criação de valor no longo prazo”.

Organizada pelo CENIT em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, a ModaLisboa e a feira alemã Neonyt, a conferência internacional Sustainability Talks, integrada na estratégia de promoção ModaPortugal, encerra às 18h20, com a intervenção de César Araújo, presidente da ANIVEC.

O programa completo e as inscrições, que são gratuitas e podem ser feitas online, podem ser encontrados aqui.

Designers europeus no Porto

Nesse mesmo dia, mas a partir das 19h30, 30 jovens designers europeus estarão a competir na sexta edição do ModaPortugal Fashion Design Competition. Provenientes de oito países europeus (Espanha, Finlândia, França, Itália, Reino Unido, Roménia, Suíça e Portugal), estes designers vão disputar os prémios Melhor Coleção Geral de Vestuário, Melhor Coleção por País – Vestuário, Melhor Coleção Geral de Calçado e Melhor Coleção por País – Calçado.

«A estratégia de promoção ModaPortugal tem vindo a consolidar a relação de proximidade com um conjunto das melhores escolas europeias», afirma Luís Hall Figueiredo. Através de ações como este Fashion Design Competition, aproximamos o tecido industrial português dos futuros designers e revelamos a capacidade do sector em adaptar-se a um futuro cada vez mais exigente e consciente», explica o presidente do CENIT.

O veredito final deste concurso de design de moda será dado pelo júri internacional, presidido por Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, e composto por Adriana Rodriguez (Espanha), Lauri Kopio (Finlândia), Lily Templeton (França), Emanuela Amato (Itália), Miguel Flor (Portugal), Alban Adam (Reino Unido) e Philippe Jarrigeon (Suíça).

Nos dois dias anteriores, os designers a concurso terão a oportunidade de visitar as empresas Tintex, Scoop e Pedrosa & Rodrigues, assim como o centro tecnológico CITEVE.