Não obstante, a exportação está no ADN da empresa, que completa este ano três décadas de atividade. «A nossa quota de exportação direta ronda os 40%, começámos a exportar desde o início da empresa», revela o CEO Humberto Salgado, apontando Espanha como o melhor mercado da Tabel, onde se destacam ainda a Alemanha, Itália, Holanda e Rússia.
Depois da estreia na Première Vision New York, logo em janeiro, a Tabel rumou em fevereiro à Première Vision Paris, iniciando nas feiras do grupo francês o conta-quilómetros da internacionalização através de certames. «Correu muito bem em Nova Iorque. O mercado não é fácil, mas obtivemos bons resultados. Fomos visitados por canadianos, mexicanos, americanos e brasileiros. Por isso, para Paris as expectativas já eram altas. O stand era maior e, assim, fomos capazes de acolher mais pessoas», explica o CEO.
Com valências reconhecidas na estamparia convencional e digital, estamparia à peça, sublimação, tinturaria e acabamentos, a Tabel integra o grupo com o mesmo nome, que inclui ainda a Humberline, dedicada às artes de impressão, e a HBS, centrada na estamparia digital, e garante postos de trabalho a aproximadamente 150 pessoas. «Dominamos todas as técnicas de tinturaria e estamparia», sublinha Teresa Salgado, que garante ainda que o marido é «o maior empreendedor e arrasta-nos a todos». A prova é a filha Francisca, que já “veste” a camisola da empresa familiar. «Acho que a Tabel deu um salto muito grande na inovação, na tecnologia, no investimento que fez», afirma a jovem de 24 anos.

Atualmente, a Tabel atua em duas áreas de negócio: os têxteis-lar e a moda (tecidos, malhas e peles), mas está particularmente atenta à evolução dos têxteis técnicos para os segmentos de sportswear, casual e urbanfit. «Estamos a tentar jogar com as valências da empresa para que o cliente seja servido da melhor forma. Já trabalhamos diretamente com as marcas, mas não deixámos os serviços que prestávamos às empresas», assegura Humberto Salgado. Crescendo «de forma consistente» ano após ano, a atual ambição do CEO da Tabel é atingir o volume de negócios de 10 milhões de euros já em 2018.