Início Notícias Moda

Talentos de moda, precisam-se

A competição internacional Arts of Fashion está à procura de novos talentos à escala global. Até 1 de abril, todos os alunos matriculados em cursos de design de moda no ano letivo 2017/2018 podem candidatar-se àquele que é um dos concursos mais aliciantes para a nova geração.

Para participar na competição promovida pela americana Arts of Fashion Foundation, todos os candidatos devem estar matriculados num curso de design de moda no ano letivo 2017/2018, ser acompanhados por um docente, escolher a categoria – moda, acessórios ou as duas – e desenvolver uma minicoleção subjacente ao tema “Transgression” (transgressão).

A taxa de inscrição é de 40 dólares (aproximadamente 33 euros) se o candidato se inscrever numa categoria, 75 dólares caso pretenda inscrever-se nas duas. A inscrição é feita online aqui.

Depois da confirmação do registo online, o candidato tem de enviar um portefólio de designs/ilustrações de uma coleção de três peças (menswear, womenswear ou mista) ou uma coleção de três acessórios.

Quando o júri internacional, composto por profissionais do mundo da moda, se reunir a primeira vez, no final de abril, as amostras de tecido/materiais serão também valorizadas dentro do portefólio do aluno. Precisamente por esse motivo, a organização não aceita apresentações de portefólio online. Os resultados desta primeira reunião do júri são conhecidos no dia 1 de maio de 2018. A segunda ronda requer a construção de dois looks ou dois acessórios dentro do conceito da coleção.

Graça Guedes

Os 50 finalistas selecionados têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho em passerelle perante o júri no final de outubro de 2018, em São Francisco, Califórnia, EUA. Todos os finalistas da competição Arts of Fashion são candidatos a bolsas de estudo que lhes permitirão integrar MasterClasses e programas de estágio em ateliers criativos à volta do globo.

«A participação nestes concursos criativos é fundamental para os alunos de design/criação de moda», afirma Graça Guedes, docente do departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho e membro do júri da competição Arts of Fashion em edições anteriores, ao Portugal Têxtil. «Estes concursos são uma prova de que a moda é global, sendo que, na competição Arts of Fashion, o que realmente importa é a moda», acrescenta.

Entre as escolas/países já inscritos consta a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, mas Graça Guedes incita ao envolvimento de mais alunos e intuições de ensino nacionais. «É uma oportunidade de sair diretamente de uma escola para o mundo da moda», garante.

No ano passado, o tema do concurso foi “Displacement” e foram escolhidos oito vencedores, oriundos de países como o México, China, Taiwan, Colômbia, Coreia do Sul e Espanha.