Início Notícias Têxtil

Techtextil e Texprocess a postos

Mais de 1.300 expositores de 51 países, entre os quais 29 portugueses, irão estar na próxima edição da Techtextil e da Texprocess, que abrem portas a 21 de junho, num regresso muito aguardado das feiras de têxteis técnicos e não-tecidos e de processamento de materiais flexíveis que se adivinha repleto de novidades.

Michael Jänecke[ ©Messe Frankfurt Exhibition GmbH-Thomas Fedra]

A primeira edição da Techtextil e da Texprocess desde a pandemia contará com 12 pavilhões internacionais e vários stands de participações conjuntas, com mais de 1.300 expositores provenientes da Alemanha, mas também de Itália, França, Turquia, Espanha e Portugal, num total de 51 nacionalidades.

«Estamos muito satisfeitos por a Techtextil e a Texprocess tornarem finalmente possível que os decisores internacionais troquem novamente ideias. A atual situação caracteriza-se por desafios económicos e sociais, desde influências relacionadas com a pandemia a estrangulamentos de aprovisionamento e falta de matérias-primas. Isto torna ainda mais importante para a indústria juntar-se num único local e encontrar soluções em conjunto», revela Michael Jänecke, diretor de gestão de marca de têxteis técnicos e processamento têxtil. «O poder inovador único destas indústrias mostra o forte potencial para o futuro da indústria têxtil. Estamos muito satisfeitos por sermos capazes de oferecer uma plataforma para novos e futuros desenvolvimentos, por exemplo com os prémios de inovação da Techtextil e da Texprocess», afirma.

Techtextil 2019 [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Jean-Luc Valentin]
Em destaque nesta edição das feiras, que se prolongam até 24 de junho, estará o Denim Future Lab, onde estarão expostas as mais recentes abordagens inovadoras e avanços na indústria de denim, com a presença de empresas como a Jeanologia, Ugolini, Wiser Tech, Brongo e IEN Industrie. Este laboratório contemplará também um Speakers Corner para trocar experiências com especialistas do sector, com intervenções sobre greenwashing, químicos no processo produtivo, assim como a utilização de algodão e outras fibras no denim.

Presença digital

Fora do denim, o Techtextil Forum, que estará instalado no hall 9.1, terá um programa paralelo de conferências sobre temas como economia circular na indústria têxtil, desenvolvimento de elementos compósitos impressos em 3D para vestuário de proteção pessoal contra perfurações ou soluções recicladas para membranas arquitetónicas.

Techtextil Forum 2019 [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Thomas Fedra]
Já na Texprocess, o fórum – que poderá ser encontrado no hall 9.0 – irá girar à volta de tópicos como o futuro da indústria 4.0, gestão da cadeia de aprovisionamento, desenvolvimento digital de produto e gestão da sustentabilidade.

O tema da sustentabilidade estará, de resto, em destaque em ambas as feiras, com a organização a identificar as empresas com abordagens e produtos sustentáveis, de forma a facilitar a visita dos compradores. «Os expositores que tenham passado com sucesso uma revisão por um júri internacional independente estarão identificados nas feiras», refere o comunicado da Messe Frankfurt sobre os certames, acrescentando que «fibras, fios e tecidos inovadores e sustentáveis, assim como processos progressivos, novas tecnologias de corte, processos de tingimento que poupam água e outras tecnologias de processamento orientadas para o futuro serão, dessa forma, realçados».

Texprocess 2019 [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH/Pietro Sutera]
Provando que a pandemia trouxe algumas mudanças que se deverão manter no futuro, além da visita presencial, os profissionais poderão, pela primeira vez, explorar a Techtextil e a Texprocess também virtualmente, com uma oferta online que inclui, entre outras funcionalidades, os perfis dos expositores e a possibilidade de agendar videochamadas. Além disso, as conferências e mesas redondas estarão igualmente disponíveis online posteriormente. A extensão digital da Techtextil e da Texprocess tem uma duração mais alargada, estando disponível para os visitantes, e de forma gratuita, de 13 de junho a 8 de julho.

As duas feiras realizam-se ainda em paralelo com a edição especial da Heimtextil, a feira de têxteis-lar da Messe Frankfurt, que contará com 25 expositores portugueses.