Início Destaques

Techtextil e Texprocess quase esgotadas

A cerca de seis meses de abrir portas, as inscrições para expositores na Techtextil e na Texprocess estão praticamente preenchidas. A organização avisa as empresas interessadas: caso pretendam marcar presença em Frankfurt entre 14 e 17 de maio, devem inscrever-se rapidamente.

Faltam cerca de seis meses para o arranque da Techtextil, a feira de têxteis técnicos e não-tecidos, e da Texprocess, salão dedicado especialmente à maquinaria para vestuário, ambas sob a chancela da Messe Frankfurt. Até ao momento, o número de registos nos dois certames é já significativamente superior ao valor observado em igual período que antecedeu as últimas edições.

Embora as inscrições ainda estejam abertas, a organização aconselha os interessados em participar a não adiar mais os registos, tendo em conta que o espaço que resta para expositores é limitado. Em 2017, marcaram presença cerca de 1.500 participantes, que receberam visitas de um total de 47.500 profissionais, nos dois salões, em comparação com 41.826 de 2015. Italianos, franceses e turcos foram as nacionalidades mais representadas. (Ver Há Vida em Frankfurt).

Toda a gama exibida

Até ao momento, cerca de 1.000 empresas de 54 países já se registaram para a Techtextil 2019. No evento, os expositores irão representar a gama completa de têxteis técnicos e não-tecidos, garante a organização, avançando que, na próxima edição, haverá um aumento significativo nos campos da tecnologia e dos fios e fibras. Os expositores vão apresentar uma vasta gama de produtos para todas as áreas de aplicação e, em particular, para a indústria, arquitetura, engenharia civil, vestuário, mobilidade, medicina, desporto e proteção.

A Texprocess, que conta atualmente com mais de 250 inscritos de 31 países, apresenta, igualmente, a gama completa das tecnologias de processamento têxtil, desde o design, passando pelas tecnologias de corte, costura e acabamento, estampagem, até à logística de produtos têxteis e reciclagem.

As candidaturas estão abertas também para o concurso “Textile Structures for New Buildings”, que irá novamente premiar as melhores ideias de construção com têxteis e materiais reforçados com têxteis apresentadas por estudantes e jovens profissionais. Os prémios totalizam 8 mil euros e a iniciativa é apoiada pela associação internacional TensiNet, assim como pela University of Stuttgart Institute for Lightweight Structures and Conceptual Design e pela plataforma de arquitetura e design Architonic. (ver TechTextil desafia jovens a inovar).

O Novo Fórum Techtextil

Com o Fórum Techtextil, a edição de 2019 da feira terá uma nova plataforma para a troca de ideias e informação entre expositores e visitantes, assim como para investigadores, programadores e utilizadores de têxteis técnicos. O Fórum está incluído no programa da feira e irá decorrer ao longo dos quatro dias do certame, sem custos adicionais de participação. As propostas para conferências, discussões e workshops podem ser submetidas até 16 de novembro.