Início Destaques

Tempo de ModaLisboa

Pulsa Sangue Novo no dia de arranque do certame, que na edição “The Timers” delegou aos mais novos o peso da responsabilidade da abertura de passerelle. Essa abre já amanhã, sexta-feira, e até domingo acolhe 22 desfiles de coleções desenhadas para a primavera-verão de 2016.

Divididos entre emergentes e consagrados, num repositório que alberga grande parte da força-motriz da fileira moda em Portugal, os desfiles da edição “The Timers” erguem-se na baixa lisboeta este fim-de-semana (9, 10 e 11 de outubro). A inauguração da passerelle fica a cargo do Sangue Novo.

Quem são, afinal, os “The Timers”? A resposta apresenta três ramificações, que a edição pretende valorizar: «Uma geração inspirada pela atualidade, o imediato e o agora». Estes intérpretes do tempo atual incluem os nomes de Banda, Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos e Tânia Nicole.

O espírito de concurso, que paira entre as coleções Sangue Novo, é uma das principais novidades desta edição. À melhor coleção será atribuído um prémio que se divide entre um Master Level Certificate na área da moda, um workshop de cinco semanas em Milão (oferecido pela Domus Academy) no valor de 5200 euros e uma bolsa de estudo de 5000 euros (atribuída pela Vulcano, patrocinador oficial da ModaLisboa) para fazer face às despesas inerentes à participação no curso.

Os nove talentos Sangue Novo a concurso submetem-se assim a uma classificação de um júri composto pela presidente da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, pelos designers Paulo Cássio e Nuno Gama e pela diretora do Master in Fashion Design da Domus Academy, Sara Desimoni.

Fruto da parceria estabelecida entre a ModaLisboa e o festival de moda holandês FashionClash, a dupla espanhola CarlotaOms, produto da união de Elisabet Carlota com Elisenda Oms, será convidada do desfile Sangue Novo.

Ainda neste âmbito, um dos designers portugueses será posteriormente convidado pelo FashionClash a representar Portugal na próxima edição do evento, que decorrerá em Maastricht, em junho de 2016.

O tempo dos consagrados começa a contar-se pelas mãos de Luís Carvalho e Carlos Gil, que encerram o primeiro dia da mostra. No sábado, 10 de outubro, a plataforma Lab receberá Nair Xavier, Olga Noronha e Ricardo Andrez e, ao longo do dia, as propostas de Valentim Quaresma, Saymyname, Miguel Vieira, Ricardo Preto e Alexandra Moura ditam o andamento do ponteiro do certame.

No último dia da ModaLisboa, Nuno Gama fará do edifício da Marinha Portuguesa passerelle, enquanto Filipe Faísca, Kolovrat, Nadir Tati, Pedro Pedro, Piotr Drzal e Aleksandar Protic têm a tarefa de dar continuidade ao espetáculo. O desfile restrito de Dino Alves, no Teatro São Luiz, tem honras do fecho do certame.

Além da passerelle, na edição The Timers mora também um espaço de debate e reflexão sobre o tempo presente (e futuro) da moda. As “Fast Talks” acontecem hoje, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Têm entrada livre e recebem António Moura (Diretor de Marketing da Eleuterio Jewels), Kam Dhillon (Editor da Not Just a Label), Pedro Caride (CEO da Por Vocação), Petra Bruno (CEO do BUG Group – Brandstorytellers), Sara Desimoni (Diretora do Curso de Design de Moda da Domus Academy), Kathi Stertzig e Álbio Nascimento (Designers do The Home Project Design Studio), numa mesa que terá moderação de Joana Barrios.

Para mostrar o produto-moda feito em território nacional há três dias de “Wonder Room”, uma loja pop-up que nesta edição conta com 22 marcas nacionais emergentes, endereçada para o espaço BPI, na Praça do Município.

A apresentação oficial das coleções para a primavera-verão 2016 decorre no Páteo da Galé e Praça do Município, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Calendário de desfiles

8 de outubro

18h00 – Fast Talks | Paços do Concelho

9 de outubro

18h00 – Sangue Novo *

20h00 – Away to Mars | Lab **

Catarina Oliveira | Lab **

21h00 – Luís Carvalho*

22h30 – Carlos Gil *

10 de outubro

14h30 – Nair Xavier | Lab **

15h30 – Olga Noronha | Lab **

16h30 – Ricardo Andrez | Lab *

17h30 – Christophe Sauvat *

18h30 – Valentim Quaresma *

19h30 – Saymyname *

21h00 – Miguel Vieira *

22h00 – Ricardo Preto *

23h00 – Alexandra Moura *

11 de outubro

14h00 – Nuno Gama | Marinha Portuguesa

15h30 – Filipe Faísca *

16h30 – Kolovrat *

17h30 – Nadir Tati *

18h30 – Pedro Pedro *

19h30 – Piotr Drzal *

20h30 – Aleksandar Protic *

22h00 – Dino Alves | Teatro São Luiz

* Páteo da Galé, Praça do Município

** Paços do Concelho, Praça do Município