Início Notícias Calçado

Tentoes cria sapatos amigos do ambiente

Fabricada com matérias-primas naturais, a nova linha de calçado Tentoes aposta na biodegradabilidade e espera, assim, conquistar um nicho de mercado, sobretudo nos países nórdicos.

Pedro Ramos

Foi lançada durante a pandemia e num cenário muito pouco animador. Foi há precisamente um ano, na feira de calçado Micam, e «praticamente não foi vista por ninguém», afirma o diretor comercial Pedro Ramos.

De novo em Milão, a marca quer começar do zero e acredita que este é o momento ideal para lançar um produto sustentável.

Com o lema “made in Nature”, o novo conceito foi pensado para reduzir a pegada ambiental. «A ideia foi criar uma linha de calçado onde pudéssemos utilizar materiais mais naturais possíveis e com rápida decomposição na terra», explica ao Portugal Têxtil.

Os Tentoes são feitos em pele, com uma biodegradabilidade quatro vezes superior à pele normal, e na sola utiliza borracha 99% natural extraída da seiva do latex das árvores seringueiras. Alguns modelos têm ainda na gáspea malha em algodão orgânico e a palmilha é produzida com uma mistura de fibras naturais com propriedades antibacterianas e que absorvem a transpiração.

«É importante que os consumidores percebam que estamos perante um produto biodegradável e com uma decomposição rápida em contacto com a terra, mas com resistência e durabilidade no seu uso», destaca Pedro Ramos.

Com uma primeira coleção unissexo que vai do tamanho 35 ao 47, a Tentoes quer encontrar o seu nicho de mercado para escoar as primeiras unidades dos sapatos da marca.

De acordo com o diretor comercial, este é um produto diferenciado e com um custo elevado por também ser inovador. «Estamos à procura de mercados com consumidores com alto poder de compra e com uma mentalidade mais focada na sustentabilidade e nas preocupações ambientais, como o mercado alemão, escandinavo, austríaco ou belga», revela

A Tentoes é detida pelo grupo de calçado Carité, que emprega 550 trabalhadores. 99% da faturação da empresa sedeada em Felgueiras provém do private label, de clientes como adidas ou Tommy Hilfiger.