Início Arquivo

Teviz deslocaliza para a Quirguízia

A Teviz – Fábrica Têxtil de Vizela procede actualmente à deslocalização de uma das suas fiações para República da Quirguízia, que deverá estar pronta a entrar em laboração no primeiro trimestre do próximo ano.

A operação representa um investimento de 100 mil contos, e a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho. O fio lá gerado destina-se aos tecidos produzidos pela própria Teviz.

A empresa, cujo capital é detido em 44% pelo Estado, no âmbito de um processo de recuperação prepara-se para abrir a fábrica de confecção de camisas que possui na Roménia, numa parceria com a Petratex. Entretanto, a Teviz registou, no último exercício, prejuízos de 192 mil contos (958 mil euros), depois de, no ano anterior, conseguir lucros na ordem dos 50 mil contos. Uma perda de 24% nas vendas de tecido é a razão apontada pelos responsáveis da empresa para estes maus resultados. O volume de negócios quedou-se pelos três milhões de contos, depois de, no exercício de 1998, ter atingido os cinco milhões.

Contudo, os números já disponíveis para o exercício de 2000 apontam para uma melhoria significativa. Quanto a investimentos , a Teviz realizou meio milhão de contos em investimentos, na sequência dos projectos apoiados pelo IMIT e pelo RETEX.