Início Notícias Tecnologia

Texcare adiada para 2021

Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, a feira de equipamentos e serviços para lavandarias e têxteis para o sector contract, sob a égide da Messe Frankfurt, vai decorrer somente de 27 de novembro a 1 de dezembro do próximo ano.

Frankfurt já não vai receber a Texcare International em 2020. A decisão foi tomada pela Messe Frankfurt juntamente com a German Textile Cleaning Association e a Textile Care, Fabric and Leather Technologies – VDMA, que agendaram o evento para 2021, fruto da crise despoletada pela pandemia, que condicionou a situação económica e também limitou as deslocações entre países.

Como resultado do surto de Covid-19, tinha já sido necessário adiar a Texcare International para outubro de 2020, uma vez que, a data de origem era de 20 a 24 de junho. No entanto, as incertezas que ainda subsistem quanto as viagens para essa data, que rapidamente se aproxima, fizeram com que o certame fosse adiado para novembro de 2021. De acordo com a organização, o objetivo é proporcionar à indústria uma feira que possa trazer novos estímulos para os cuidados têxteis a nível internacional. «Queremos fazer justiça às expectativas que indústria tem face a uma feira como a Texcare Internacional. Os regulamentos atuais dos principais eventos, as restrições contínuas nas viagens a nível global e a situação económica crítica colocavam esse objetivo em causa. Ao mesmo tempo, no interesse dos visitantes e dos expositores queremos evitar custos desnecessários numa fase inicial. Nenhum de nós tomou esta decisão de ânimo leve, mas estamos agora a canalizar as nossas energias para apoiar a recuperação económica, no momento certo, no evento em 2021», justifica Wolfgang Marzin, presidente e CEO da Messe Frankfurt.

Salvaguardar o carácter internacional

Além das razões previamente apontadas, o facto da indústria de limpeza têxtil e das lavandarias terem sofrido impacto económico, principalmente no que diz respeito ao turismo, serviços alimentares e vestuário profissional, também contribuiu para a decisão final de concretizar o certame no próximo ano, onde se espera que a situação se revista de menos incertezas.

«A Texcare International em Frankfurt é a feira líder da indústria e as nossas empresas têm maior interesse em fazê-la em 2021. Se a Texcare International não fosse realizada, isso representaria grandes perdas para as empresas do sector, não só na Europa, mas também fora dela, o que impediria as inovações e modernizações necessárias para o negócio», aponta Andreas Schumacher, diretor-geral da German Textile Cleaning Association.

Assegurar um público de vários pontos do globo é um ponto crucial para os expositores e também para os fabricantes de equipamentos e maquinaria presentes na feira, que dão muita importância a levar as inovações a uma audiência internacional. «Ao longo dos últimos anos, os fabricantes têm vindo a desenvolver múltiplas inovações que envolvem a digitalização inteligente de dados. Estas inovações estão a ajudar a indústria de produtos de cuidados têxteis nestes tempos difíceis a aumentar a competitividade. Em novembro de 2021, a Texcare, como feira de tecnologia líder a nível internacional, vai oferecer aos fabricantes uma plataforma esperada ansiosamente, que posiciona a indústria de produtos de cuidados têxteis junto dos clientes de todo o mundo, para que possam também enfrentar os desafios do futuro resultantes do Covid-19», afirma Elgar Staub, diretor-geral da Textile Care, Fabric and Leather Technologies – VDMA.

A feira líder internacional de cuidados têxteis realiza-se de quatro em quatro anos, em Frankfurt, e conta com uma «alta participação» de expositores e visitantes internacionais, que refletem o ciclo de inovação desta indústria.