Início Notícias Têxtil

Texcare ao ritmo do progresso

Proteger o ambiente e responder às novas gerações são algumas das motivações que estarão presentes na próxima edição da Texcare International. A feira de equipamento e serviços para lavandarias e têxteis para o sector contract, que se realiza de quatro em quatro anos, está agendada para 20 a 24 de junho de 2020.

Inovações em maquinaria, sistemas e acessórios para tingimento e aplicações têxteis, para lavandaria, secagem e limpeza de têxteis e revestimentos de chão, cortinas e mobiliário e a oferta de serviços para vestuário de trabalho, equipamentos de proteção individual ou até para as chamadas “salas limpas” fazem parte da oferta que se irá reunir durante cinco dias em Frankfurt. Empresas como a Alliance, Barbanti, Beirholm, Burnus Hychem, Christeyns, Datamars, Ecolab, Fintec, Girbau, Jensen, Kannegiesser, Kentaur, Kreussler, Lapauw, Lavatec, Macpi, Metalprogetti, Miele, Milnor, Multimatic, Onnera Group, Seitz, Stahl, Trevil, Vega e Veit estão já confirmadas entre os expositores.

«Como estamos a usar os halls 8 e 9, a Texcare International vai, uma vez mais, ser capaz de crescer em termos de espaço de exposição e reforçar alguns dos grupos de produtos mais dinâmicos, incluindo, por exemplo, tecnologias de informação, que ganharam recentemente mais peso como resultado da digitalização», afirma Kerstin Horaczek, diretora na área das feiras de tecnologia da Messe Frankfurt, que organiza o certame.

Na onda da sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos focos desta edição. De acordo com os cálculos da organização holandesa CINET Professional Textile Care, uma empresa de cuidados têxteis necessita menos 17% de energia e até menos 35% de água do que a usada nos cuidados têxteis domésticos. Isso significa que as emissões de dióxido de carbono que contribuem para o aquecimento global são também menores (-24%).

Isso não impede que o sector e a indústria a ele ligada não estejam a desenvolver novas soluções para um serviço ainda mais sustentável. De acordo com a Messe Frankfurt, essa preocupação manifesta-se na durabilidade dos têxteis, na redução de recursos usados e em químicos mais “amigos” do ambiente.

«As empresas que produzem têxteis e vestuário estão a desenvolver mais medidas individuais para reduzirem a sua pegada ambiental e social. Inovações importantes na esfera dos têxteis e da moda poderão ser vistas na Texcare 2020: desde embalagens sem plástico a tecidos tingidos sem água, até estruturas que poupam energia», aponta a organização em comunicado.

Digital dentro e fora

Outro dos temas incontornáveis é a digitalização do sector. Nesta área, a Texcare International vai demonstrar uma “Smart Factory” que abrange a interligação entre a produção e fluxo de dados, para permitir uma maior automação do processo de cuidado têxtil. Tecnologias com câmaras 3D, etiquetas RFID, robôs e inteligência artificial fazem parte deste sistema, que antevê a lavandaria completamente automatizada do futuro.

A pensar no outro lado do mercado, o do cliente, a Texcare irá mostrar soluções de serviços online para a indústria de lavandaria, como é o caso do guia criado pela Associação Europeia de Investigação para a Inovação em Cuidados Têxteis (Europäische Forschungsvereinigung Innovative Textilpflege – EFIT). «Nos dias de hoje, as pessoas que querem levar camisas e fatos de homem e senhora para lavar geralmente procuram no seu smartphone a empresa especialista mais perto», aponta Daniel Dalkowski, da EFIT. «A homepage de uma lavandaria e a forma como surge nos motores de pesquisa ou nas redes sociais é a primeira fonte de informação para pessoas que estão a viajar, de férias ou a mudar-se. Em colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas de Landshut (Hochschule Landshut), preparamos um guia para entrar no negócio online de lavandaria e limpeza de têxteis, para fornecer às empresas uma visão geral das oportunidades que a internet dá para conquistar e manter clientes. Já está disponível para os nossos membros, mas queremos apresentá-lo a uma audiência maior na Texcare», acrescenta.

Estes temas vão ser abordados no programa complementar da feira que, pela primeira vez, irá ainda dedicar um dia – o último, 24 de junho – à geração mais jovem, num programa batizado Young Texcare, onde estagiários de toda a Europa irão competir, por equipas, em várias disciplinas.