Início Jornal Têxtil

Têxteis-lar de excelência

Com um ano de 2014 excecional, as empresas portuguesas de têxteis-lar estão empenhadas em agarrar as oportunidades que o maior otimismo económico está a proporcionar, com apostas fortes na inovação, no design e no investimento em mais e melhor capacidade produtiva.

A primeira feira do sector – a Heimtextil – deu a tónica para um ano que promete ser auspicioso para o sector dos têxteis-lar portugueses, como revela o retrato exaustivo que pode ler na edição de fevereiro do Jornal Têxtil.

Muito negócio, produtos inovadores e perspetivas de futuro animadoras, desde o regresso dos clientes à diversificação de mercados, estão a criar condições para que players como a Adalberto Estampados, Bomdia, Fábrica de Tecidos do Carvalho, Fateba, Home Flavours, J. Pereira Fernandes, Lasa, MoreTextile, Mundotêxtil, Piubele, Sampedro, Sorema e Têxteis Penedo façam novos investimentos em tecnologia, na internacionalização e até, em alguns casos, nas vendas online.

A Lameirinho tem igualmente boas perspetivas para este ano, como revela em entrevista o administrador Paulo Coelho Lima, nomeadamente com as novas tecnologias que instalou, que estão a permitir aumentar a criatividade e controlar melhor o processo de produção na empresa.

Fora dos têxteis-lar, os investimentos continuam. A Estrada & Costa está a aumentar as suas valências na fabricação de meias, a Playway “acaba” de chegar ao mercado com novas tecnologias para vestuário seamless e a S.I.C.I. 93 mantém uma aposta tripartida na confeção em private label, vestuário técnico com a Playvest e a marca própria Naturapura.

Recentemente, as empresas portuguesas ficaram ainda a conhecer o potencial que existe do outro lado do Rio Minho, onde além da Inditex há negócios a explorar, numa iniciativa que juntou empresários galegos e portugueses – com visitas às empresas Têxtil Nortenha e Pizarro – para promover os laços comerciais na eurorregião Norte da Portugal-Galiza.

Fique ainda a conhecer algumas das iniciativas que vão marcar a 45.ª edição do Modtissimo, como o Concurso Europeu de Jovens Designers Porto Fashion Show, e o que esperar da próxima edição da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, onde Portugal continua bem representado.

Esta edição do Jornal Têxtil revela-lhe ainda as tendências da moda de homem para a próxima estação fria apresentadas em Paris, Milão e Londres, assim como as coleções da alta-costura para a primavera-verão 2015.

Não perca também a análise da conjuntura realizada pelo Cenit, nem as novidades que estão a marcar os têxteis técnicos, incluindo a situação atual dos wearables. E com 2015 ainda no início, prepare-se para as mudanças no comportamento do consumidor, que analisamos em detalhe.

Fevereiro é ainda mês da publirreportagem Guia das Empresas, onde a F3M, a Porini e a Macwin desvendam algumas das propostas para facilitar o dia a dia das empresas da indústria têxtil e vestuário.

Mais uma edição do Jornal Têxtil a não perder que, em breve, chegará à sua empresa/casa. Se ainda não é assinante, ainda vai a tempo de fazer a sua subscrição (clique aqui) e acompanhar, todos os meses, tudo o que se passa na indústria têxtil e vestuário, em Portugal e no mundo.