Início Notícias Têxtil

Texworld e Apparel Sourcing USA avançam online

As duas feiras, dedicadas a têxteis, acessórios e sourcing de vestuário, vão trocar o centro de convenções Jacob K. Javits em Nova Iorque pelo ciberespaço, mas mantêm as datas de 21 a 23 de julho. As inscrições para estas versões digitais, que irão imitar o funcionamento de um evento físico, deverão abrir em breve.

Num comunicado publicado no site das feiras, a Messe Frankfurt indicou que planeia usar uma plataforma virtual para os eventos de Nova Iorque, no seguimento do que outros promotores estão a fazer devido às preocupações e restrições provocadas pela pandemia de Covid-19.

As edições de verão da Texworld USA, da Apparel Sourcing USA e também da Home Textiles Sourcing Expo serão apresentadas em diferentes plataformas digitais, mantendo as datas de 21 a 23 de julho. As inscrições «vão abrir nas próximas semanas», refere o comunicado.

«Esta foi uma decisão essencial para assegurar o sucesso futuro das feiras», considera Constantin von Vieregge, presidente e CEO da Messe Frankfurt North America. «A Messe Frankfurt existe há centenas de anos por estar aberta à inovação, ao mesmo tempo que continua a servir as necessidades do mercado. Alterar a plataforma para esta edição permitiu-nos considerar as mudanças na indústria têxtil e no clima mundial de negócios», acrescenta.

Levar o físico para o virtual

A organização espera, desta forma, dar acesso a produtores têxteis e visitantes internacionais. «Com o apoio de expositores habituais, internacionais e americanos, os eventos de julho vão abrir com características semelhantes às do chão de feira. Um showroom online vai destacar as inovações de materiais, ao mesmo tempo que irá permitir que os visitantes possam conversar com os representantes sobre exigências específicas, opções de fábrica e outras», explica a Messe Frankfurt North America.

Haverá ainda um programa paralelo de debates e apresentações de tendências, como acontece com os eventos físicos. Os tópicos a abordar incluem iniciativas de sustentabilidade, impacto ambiental e ético e opções de sourcing durante uma pandemia.

«Apesar da atual incerteza que estamos a enfrentar, estamos entusiasmados por abrir virtualmente os nossos eventos», afirma a diretora das feiras, Jennifer Bacon. «Embora nada vá alguma vez substituir a interação cara a cara, ligar as fábricas têxteis e produtores de todo o mundo com compradores americanos que procuram caminhos para aprovisionar tecidos e acessórios continua a ser o nosso foco – dar uma plataforma para descobrir produtos, análise de tendências e formação», resume.

Nas edições homólogas de 2019, a Texworld e a Apparel Sourcing USA receberam quase 6.400 visitantes, um aumento de 21% face à edição do ano anterior.