Início Notícias Têxtil

Texworld em contagem decrescente

O inverno faz-se sentir um pouco por toda a Europa, incluindo em Paris, mas as previsões apontam para subida de temperatura já no domingo, mesmo a tempo do arranque da Texworld, que promete também aquecer o negócio dos tecidos. A portuguesa 6Dias vai celebrar um ano de presença na feira, com as expetativas em alta.

Patrícia Dias/6Dias

O termómetro revela 0ºC atualmente em Paris, mas a meteorologia garante que o tempo vai aquecer já no domingo, o dia em que a Texworld abre as portas do parque de exposições de Paris Le Bourget. Patrícia Dias, administradora da empresa portuguesa especialista em tecidos que se estreou na feira em fevereiro de 2017, acredita que o clima dos negócios nesta 42.ª edição também «vai ser muito bom».

A convicção advém dos bons resultados que a 6Dias tem vindo a conquistar a cada nova participação na Texworld Paris. «A edição de setembro último foi muito boa. Tivemos clientes que vieram propositadamente. Vinham com um papel com o nosso número direitinhos ao stand. Houve alturas em que tínhamos 12 pessoas dentro do stand», recorda ao Portugal Têxtil.

Expetativas altas que são partilhadas pela entidade organizadora do salão, a Messe Frankfurt France, entusiasmada com as novas datas do salão de tecidos, que decorre agora de domingo a quarta-feira, ou seja, de 11 a 14 de fevereiro. «É a atenção particular e especial que dedicamos à evolução constante do mercado que confere à Texworls Paris o seu papel preponderante de montra mundial de soluções têxteis para a indústria da moda», afirma o presidente da Messe Frankfurt France, Michael Scherpe. «Este ano, por causa de uma alteração de agenda da indústria, a Texworld Paris abre ao domingo. Esperamos que esta mudança permita a muitos empresários e responsáveis de compras, frequentemente bastante ocupados durante a semana, de visitar o salão com menos prejuízo para as suas atividades profissionais», justifica.

A contar com este aumento de visitantes, a 6Dias preparou um book com todas as suas tendências para a primavera/verão 2019, que comunica melhor a oferta da especialista em tecidos para a estação quente do próximo ano. «Temos tudo aquilo que é característico desta estação: estampados, bordados, rendas, organizas, redes», garante Patrícia Dias, preparada para distinguir-se da vasta oferta da Texworld Paris.

Nesta edição são esperados cerca de 800 expositores, entre os quais destaca o regresso da Turquia, com uma dezena de empresas. De resto, a China e Hong Kong mantêm a liderança em termos de origem dos expositores presentes. Por sua vez, a Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan continuam a marcar uma forte participação e a Indonésia prima nomeadamente por uma oferta diversificada, tal como a Índia.

Denim ganha salão próprio em fevereiro

O espaço Texworld Denim, inaugurado na última edição do salão de tecidos, regressa em fevereiro com mais pompa e circunstância, transformando-se num salão por direito próprio. Esta primeira edição da Texworld Denim reunirá cerca de 80 especialistas em jeanswear. «A Texworld e a Apparel Sourcing [salão consagrado ao sourcing de vestuário que decorre em paralelo] sempre acolheram fabricantes de denim e nós constatámos o interesse crescente do público por estes artigos. De forma a melhorar a experiência do visitante, decidimos fusionar, num novo salão, os expositores do nosso segmento denim da Texworld, que oferecem principalmente tecidos, com os da Apparel Sourcing especializados na confeção. Trata-se de ajudar os visitantes a encontrar rapidamente os bons contactos», explica o presidente da Messe Frankfurt France.

A oferta deste salão revela-se composta por 70% produtores de tecidos e 30% confecionadores e os principais atores serão a China, o Paquistão e a Índia.

Leatherworld Paris chega em setembro

A 42.ª edição ainda não abriu portas, mas a sua sucessora já anuncia novidades. Com efeito, de 17 a 20 de setembro, a Messe Frankfurt France lança um novo salão dedicado ao mercado do couro, a Leatherworld Paris, que coabitará com os salões Texworld, Apparel Sourcing, Shawls & Scarves, Texworld Denim e Avantex Paris.

«A Leatherworld Paris é uma nova manifestação assinada pela Messe Frankfurt France. Conforme à nossa política de estar sempre à escuta do mercado, observamos que muitos visitantes sabiam que os países expositores na Texworld e na Apparel Sourcing Paris são também um formidável viveiro de produtores e fornecedores de couro e marroquinaria. Por outro lado, os representantes do Paquistão, Índia, China e outros países desejavam poder expor as suas empresas do sector do couro. Além disso temos, a cada estação, empresas que propõem marroquinaria. A Messe Frankfurt organiza com sucesso o salão Leatherworld no Dubai e uma versão parisiense, mais focada nos materiais e nos produtos acabados, poderá ser uma resposta muito oportuna», esclarece Michael Scherpe sobre o crescimento do portefólio da Messe Frankfurt France.