Início Destaques

Texworld Evolution Paris confirma regresso ao Le Bourget

A feira parisiense de tecidos e acessórios conta com várias centenas de expositores confirmados para o regresso ao formato habitual nos próximos 7, 8 e 9 de fevereiro. Já em Nova Iorque, a edição presencial da Texworld e da Apparel Sourcing teve de ser cancelada, migrando para o digital.

Texworld Paris [©Texworld Evolution Paris]

Texworld Evolution Paris, dedicada aos tecidos, Apparel Sourcing Paris, vocacionada para os confecionadores de vestuário, Avantex Paris, para novos materiais e processos inovadores, e Leatherworld Paris, voltada para as peles, são as feiras que regressam ao parque de exposições Paris – Le Bourget de 7 a 9 de fevereiro, pela primeira vez desde fevereiro de 2020.

Embora a organização, a cargo da Messe Frankfurt France, reconheça que «é um grande desafio num ambiente de negócio impactado pela crise de saúde», também confirma que «várias centenas de empresas nos sectores dos tecidos e vestuário vão representar os principais países produtores de têxteis».

Na Texworld Evolution Paris deverão marcar presença mais de 200 expositores de 16 países, incluindo Turquia, Índia, China, Taiwan e Coreia do Sul. Espanha e Japão irão estrear-se nesta edição.

Já a Apparel Sourcing Paris contará com aproximadamente 100 expositores de cerca de 10 países, com destaque para a China, mas também Índia, Paquistão, Bangladesh e Ruanda.

Apparel Sourcing Paris [©Texworld Evolution Paris]
A Avantex Paris, por seu lado, irá juntar uma seleção das propostas mais inovadoras em termos de tecidos, materiais, componentes e serviços, da qual a organização destaca, em comunicado, a oferta de lojas pop-up conectadas e automatizadas da francesa Komet Story.

Em preparação estão ainda itinerários temáticos pensados para facilitar a vida aos visitantes, com sinalética específica para identificar expositores com produtos ecologicamente responsáveis, assim como expositores com capacidade para fornecer pequenas quantidades, tanto de tecidos (entre 50 e 100 metros) como de vestuário (encomendas inferiores a 100 peças).

«A edição de fevereiro de 2022 apresenta uma oferta de muita qualidade, nomeadamente através do sector Elite, que junta uma seleção de empresas escolhidas pela sua performance em termos de qualidade, competitividade, resposta rápida e serviços para as principais marcas de moda mundiais. Esta área, desenhada por Louis Gérin e Grégory Lamaud, os diretores criativos da Texworld Evolution Paris, vai incluir este ano um painel de cerca de 20 expositores de elevado nível da Turquia, Paquistão, Índia e Bangladesh que são presença habitual na Texworld Paris», afirma a Messe Frankfurt France.

Como é habitual, há igualmente um programa paralelo com conferências e mesas redondas para debater os temas que estão a marcar a atualidade da indústria têxtil e vestuário, nomeadamente ligados à sustentabilidade, como a redução de artigos não vendidos e transparência, e aos têxteis técnicos e inteligentes, e a apresentação das tendências para a primavera-verão 2023.

Nova Iorque cancela edição física

A edição de fevereiro da Texworld Paris Evolution e dos outros certames parisienses é mais um passo no regresso possível à normalidade, que deverá retomar em força na segunda edição de 2022, programada para julho no Parque de Exposições da Porta de Versalhes.

Texworld New York City [©Messe Frankfurt GmbH]
Ao contrário de Paris, a Texworld New York City viu-se obrigada a cancelar a edição física por causa da situação pandémica e migrou para o digital. «A nossa principal preocupação é sempre a responsabilidade que sentimos para com os nossos expositores, parceiros, visitantes e funcionários. Embora seja desapontante para todos os envolvidos, esperamos que compreendam que este era um passo necessário para ajudar a manter-nos seguros nestes tempos sem precedentes», comunicou Jennifer Bacon, diretora das feiras de moda e vestuário da Messe Frankfurt USA.

A plataforma virtual poderá ser acedida nas datas originais da Texworld e da Apparel Sourcing New York City, de 25 a 27 de janeiro, e terá características semelhantes ao evento presencial, incluindo o programa paralelo.