Início Notícias Têxtil

Texworld NYC garante experiência positiva

Depois do sucesso das edições virtuais, a Texworld NYC, a Apparel Sourcing NYC e a Home Textiles Sourcing regressam ao formato presencial em julho num novo conceito que desafia o formato típico das feiras, uma vez os expositores não estarão presentes fisicamente. Para setembro, a Messe Frankfurt celebrou uma parceria com o LA Textile, que marca a estreia das feiras nova-iorquinas na costa oeste.

[©Messe Frankfurt]

De 5 a 9 de julho, o Atelier Richelieu, no centro de Paris, volta a acolher o salão Texworld Evolution Paris – Le Showroom, uma iniciativa organizada pela Messe Frankfurt France para reunir fisicamente expositores e visitantes na nova realidade pandémica.

Já do outro lado do Atlântico, a sua homóloga americana vai receber, de 20 a 22 de julho no Edifício Starrett-Lehigh, a edição de verão dos salões Texworld NYC, Apparel Sourcing NYC e Home Textiles Sourcing, num formato híbrido que pretende envolver os compradores de tecidos, os designers e os profissionais têxteis em geral num ambiente dinâmico de sourcing, aprendizagem e networking.

«Continuando a evoluir, vemos o Sourcing Showroom como uma ponte entre a plataforma virtual e o evento físico e estamos ansiosos para apresentá-lo no Edifício Starrett-Lehigh», afirma Jennifer Bacon, diretora de feiras de moda e vestuário da Messe Frankfurt Inc. «Tem sido um ano desafiante para todos nós na área do sourcing têxtil, mas, apesar de tudo, os nossos eventos têm sido capazes de criar oportunidades para que os fornecedores internacionais continuem ligados aos seus clientes e esperamos outro acontecimento de sucesso para este verão», acrescenta.

O facto de vários produtores internacionais ainda enfrentarem restrições de viagens levou a Messe Frankfurt North America a criar o Sourcing Showroom, um conceito que permite aos expositores exibirem os respetivos produtos sem estarem presentes fisicamente no local. Desta forma, os compradores podem tocar e conhecer as tendências e cores pessoalmente, podendo ainda comunicar com os expositores através do chat da plataforma virtual criada como solução para preencher esta lacuna.

[©Messe Frankfurt]
O Sourcing Showroom será convertido numa galeria moderna de têxteis e vestuário acabado, desvendando as tendências para as próximas estações com milhares de tecidos, vestuário e acessórios fabricados por fornecedores de mais de 25 países, incluindo Portugal, Turquia, Coreia do Sul, Taiwan, Índia, Paquistão, China e muitos outros.

Cada produto terá um QR code a partir do qual se estabelece uma ligação direta entre o expositor e o comprador, possibilitando, assim, obter informação mais detalhada.

Agilidade como trunfo

Perante o regresso das negociações comerciais ao terreno, a entidade a cargo da Texworld destaca o foco contínuo na saúde e bem-estar de todos os participantes do certame, desde fornecedores a funcionários, assegurando o cumprimento de todas as diretivas recomendadas pelas autoridades locais, como o uso de máscaras e outras normas de higiene e segurança.

«Ser ágil sempre foi um trunfo para a Messe Frankfurt e utilizar essa habilidade permitiu-nos elevar as nossas plataformas para servir um público global. Estamos satisfeitos com a introdução do novo conceito e com a resposta da indústria e vamos continuar a construir pontes para apoiar a comunidade têxtil à medida que avançamos juntos nos negócios em todo o mundo», garante Konstantin von Vieregge, presidente e CEO da Messe Frankfurt Inc.

[©Messe Frankfurt]
Os programas formativos do evento, as Lenzing Seminar Series e as Textile Talks vão continuar a fazer parte do evento, assim como a sessão de tendências com Kai Chow do The Doneger Group. «Num esforço para apoiar os compradores e garantir uma experiência positiva para as plataformas presenciais e virtuais, a educação será transmitida ao vivo no Edifício Starrett-Lehigh durante o certame», revela a organização.

Oportunidades de mercado

A Messe Frankfurt North America anunciou ainda uma parceria com o LA Textile, o principal destino da Costa Oeste para têxteis, design e recursos de produção, o que quer significa a Texworld New York City e a Apparel Sourcing New York City vão estrear na Costa Oeste, no relançamento da LA Textile no próximo mês de setembro, que decorrerá no Edifício C do California Market Center. Com esta nova relação comercial, a Messe Frankfurt North America espera criar novas oportunidades de mercado tanto para os expositores como para os visitantes, fortalecendo simultaneamente a base de expositores internos e internacionais.

«Estamos entusiasmados por anunciar a nossa colaboração com o LA Textile. O nosso foco sempre foi procurar novas formas de servir a comunidade têxtil a partir da conexão entre os fabricantes globais e os compradores dos EUA. A equipa do LA Textile partilha da mesma visão e estou confiante de que esta parceria irá elevar as nossas plataformas», acredita Jennifer Bacon.

[©Messe Frankfurt]
Na próxima edição, o LA Textile vai dar enfase à sustentabilidade e à expansão de estúdios de design de impressão e serviços de manufatura com painéis educacionais complementares, fóruns de tendências e instalações de arte.

«Mal podemos esperar por dar as boas-vindas aos nossos familiares e amigos do LA Textile para lançar as novas coleções para a indústria de vestuário em constante evolução. Agora, mais do que nunca, com a adição da Texworld e da Apparel Sourcing, a pegada global está ao nosso alcance e esperamos trazer uma presença internacional ainda maior para a Costa Oeste», conclui Matthew Mathiasen, diretor sénior de eventos.