Início Destaques

Texworld Paris com foco na sustentabilidade

Integrada no que a Messe Frankfurt France designa como “The Fairyland for Fashion”, a feira parisiense dedicado aos tecidos e acessórios vai, na edição que decorre entre 16 e 19 de setembro, ampliar a ênfase sobre as questões sustentáveis. A Texworld Paris irá reunir quase dois mil expositores, entre os quais a empresa portuguesa 6Dias Têxteis.

Naquela que será a sua 45ª edição, a Texworld Paris irá acolher mais mil expositores, que ocuparão os três halls dedicados ao certame. A feira parisiense realiza-se em paralelo com a Texworld Denim, a Apparel Sourcing Paris, a Avantex, a Leatherworld e a Shawls&Scarves, naquilo que a Messe Frankfurt France batizou de The Fairyland for Fashion, abarcando, no total, 1.850 expositores.

Na mais recente edição, que decorreu de 11 a 14 de fevereiro, estiveram na Texworld Paris 696 expositores de 20 países e 13.929 compradores, um aumento de 2,35% em comparação com a edição homóloga de 2018. «Desde as marcas de moda e de luxo, até ao pronto a vestir, não esquecendo as coleções cápsula e os jovens designers, todos parecem ter compreendido a incrível abrangência que os mil expositores da Texworld Paris representam. Uma abundância de soluções, proveniente dos quatro cantos do mundo, serve a indústria e pode ser encontrada num espaço que representa um ponto de entrada único no mercado europeu», afirma o presidente da Messe Frankfurt France, Michael Scherpe.

Há mais de 10 anos que o certame tem apostado nas vertentes ética e ecológica. Em resposta à procura do mercado, a seleção de expositores ambientalmente sustentáveis amplia-se nesta edição. Em setembro, o circuito Sustainable Sourcing vai reunir cerca de 80 expositores, que apresentarão as suas propostas com certificações GOTS (Global Organic Textile Standard), Organic Exchange, Bluesign, SA8000 ou WRAP. A organização criou uma sinalética especial, para ajudar os visitantes a identificarem os expositores, dependendo das várias categorias, isto é, se apostam em matérias-primas sustentáveis, em processos produtivos ecológicos, se têm alguma certificação relacionada com a responsabilidade social ou até quem reúna todos essas valências.

A Texworld Paris vai contar com expositores provenientes de 26 países, entre os quais Portugal, com o regresso da 6 Dias Têxteis. A feira de tecidos inclui presenças habituais, como os pavilhões nacionais de países como o Paquistão, Indonésia, Taiwan ou Coreia do Sul. O espaço vai ainda acolher novos expositores da Etiópia, China e Canadá. Além disso, contará uma forte presença de empresas indianas no segmento de Drapery & Tailoring, como a ASM Industrie, GTBL, Reliance e Banswara Syntex. Este segmento dará também as boas vindas ao Orientex de Taiwan e ao Fulida Group da China.

Uma vez mais, em setembro, a Texworld Paris incluirá vários itinerários temáticos para criar uma melhor experiência para os visitantes. O circuito “Small Quantities” engloba cerca de uma centena de expositores que apresentam tecidos em reduzidas quantidades, entre 50 metros e 100 metros. O circuito “Artisan”, introduzido em fevereiro último, está de regresso com maior amplitude, destacando os produtos com características mais artesanais e de valor acrescentado, incluindo brocados e bordados.

Fonte de tendências

A Texworld Paris terá também o habitual espaço dedicado às tendências, pensado e concretizado pelos diretores criativos Louis Gérin e Grégory Lamaud. O outono-inverno 2020/2021 será subordinado ao tema Reenchantment, com foco na redescoberta da alegria de acreditar no amanhã.

Apocalyptic fascination, Immemorial spell, Synthetic dazzle e Astral ecstasy são as quatro temáticas agregadoras, que poderão ser descobertas nas várias conferências realizadas ao longo dos quatro dias do salão. «Através do cruzamento de grupos de pensamento, correntes estéticas, influências sociais, manifestações antropológicas e artísticas, a nossa intenção atual é oferecer a nossa visão das sinergias no futuro, as influências da moda no futuro que está para vir», explicam Gérin e Lamaud no caderno de tendências.

De igual modo, o Sustainable Forum inclui várias conferências que se debruçarão sobre temas como produtos ambientalmente responsáveis e inovações. Além disso, vários desfiles irão permitir aos visitantes descobrir as coleções apresentadas pelos expositores.

Espaço dedicado ao denim

A proposta da Texworld completa-se com a Texworld Denim Paris, dedicada apenas ao universo do denim, onde estão presentes expositores de tecidos, confeção e produto acabado. A quinta edição vai contar com cerca de 80 expositores numa área que terá uma decoração renovada.

O objetivo da Texworld Denim é juntar num único espaço a completa seleção de denim oferecida na Fairyland For Fashion. «A Texworld Denim une o que de melhor se faz no mundo do denim nos eventos de Paris organizados pela Messe Frankfurt France. O certtame adequa-se especialmente bem à agenda dos nossos visitantes que procuram acrescentar novas adições às suas coleções. Esta abordagem tem vindo a revelar-se bem-sucedida, com os nossos expositores a garantir que viram expositores na Texworld Denim Paris que nunca viram em mais nenhum evento», explica Michael Scherpe.

Na Texworld Denim marcam presença países como o Bangladesh, China, Índia, Paquistão e Turquia. Além disso, a Texworld Denim oferece um programa completo de iniciativas focadas nas novas tendências relacionadas com o denim, assm como vários desfiles.