Início Notícias Têxtil

Texworld revigorada aos 25 anos

Na sua primeira edição em julho, a Texworld Paris, que celebra em 2022 o seu 25.º aniversário, abre as portas a centenas de expositores, com o regresso em pleno de produtores indianos e a participação também, apesar das restrições, de uma forte delegação chinesa. De Portugal, estará mais uma vez a 6 Dias Têxteis.

Texworld Evolution Paris - fevereiro 2022 [©Messe Frankfurt France]

A Texworld, que conta com a companhia da Apparel Sourcing Paris, vocacionada para a confeção, Avantex Paris, para inovações, e Leatherworld Paris, voltada para o couro e as peles, abre as portas a 4 de julho e, durante três dias, promete ser o ponto de encontro da indústria têxtil e vestuário, com uma oferta global que abrange do pronto-a-vestir ao luxo.

De acordo com a organização, a cargo da Messe Frankfurt France, os primeiros sinais de recuperação são «muito encorajadores», com países como a Turquia a deverem ter uma participação semelhante ao nível pré-pandemia. Aliás, o pavilhão turco terá mais de 50 expositores e deverá ocupar o dobro da área em comparação com a edição de fevereiro.

Texworld Evolution Paris – fevereiro 2022 [©Messe Frankfurt France]
Também a Coreia do Sul e o Paquistão estão de volta, assim como a Indonésia, com uma oferta onde se destaca tecidos em seda e acetinados. E depois da ausência durante dois anos, os produtores de tecidos de algodão de Taiwan estão igualmente de volta a Paris. Já da Etiópia estarão cerca de duas dezenas de empresas, com foco na promoção de novos modelos de desenvolvimento baseados em responsabilidade social e corporativa.

A organização foca ainda a forte presença de produtores indianos, que foram bastante afetados durante o inverno com a variante Omicron de covid-19. «Quase 80 produtores, incluindo alguns estreantes, vão apresentar uma vasta gama de têxteis, vestuário acabado e acessórios de moda», destaca a Messe Frankfurt France.

O denim terá um espaço particularmente visível nesta edição da Texworld Evolution Paris, com países produtores como a Turquia, China, Bangladesh, Índia, Paquistão e Nepal.

Texworld Evolution Paris – fevereiro 2022 [©Messe Frankfurt France]
A China, por seu lado, estará representada por mais de 100 empresas, apesar das restrições de saúde que ainda vigoram no país. A área Source in China vai juntar 50 empresas (em comparação com 25 na edição de fevereiro), com agentes e especialistas da plataforma Foursource a permitir que os visitantes explorem os produtos dos produtores que não forem capazes de viajar fisicamente até à feira. Em fevereiro, revela a Messe Frankfurt France, a área permitiu que compradores fizessem mais de 800 pedidos de informação adicional. Além deste espaço, a Texworld Evolution Paris contará com mais 60 produtores, que estarão representados fisicamente.

A próxima edição da feira conta ainda com um fórum e apresentações das tendências para o outono-inverno 2023/2024, compiladas por Louis Gérin e Grégory Lamaud, diretores criativos da Texworld Evolution Paris, sob o tema 24H01.