Início Notícias Têxtil

The Green Book retrata a face verde da ITV portuguesa

O livro elaborado pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projeto Sustainable Fashion From Portugal calcorreia o caminho que a indústria têxtil e vestuário nacional está a fazer em matéria de sustentabilidade, numa reflexão sobre onde se encontra e para onde vai a moda nacional e como se posiciona perante um mundo em evolução.

Modtissimo-Sofia Botelho e Paulo Gomes

«Trata-se de uma ação de imagem a nível internacional, alicerçada nas práticas que as empresas portuguesas estão a desenvolver na área da sustentabilidade», explica, ao Portugal Têxtil, Sofia Botelho, diretora-executiva da ATP e também diretora de projeto do The Green Book.

Porque a indústria da moda precisa de mudar, como a indústria têxtil portuguesa está a mudar, das fibras aos processos, e alguns exemplos de projetos que estão a impulsionar esta mudança, nomeadamente a Burel Factory, a parceria entre a Têxteis Penedo e a Sedacor no fio de algodão revestido a cortiça e o couro vegano resultante da colaboração entre a Tintex e a Soalheiro, assim como uma antevisão do que se pode esperar do futuro, preenchem as mais de 200 páginas do The Green Book, profusamente ilustrado com muitos exemplos de moda e têxteis-lar “made in Portugal” com pegada verde.

Os conteúdos foram redigidos por uma equipa de jornalistas de moda, que visitaram algumas fábricas têxteis para «terem perceção daquilo que é e de como se trabalha no sector na área da sustentabilidade. Não era exequível ir a todas as empresas, a ideia foi que a indústria têxtil estivesse representada por alguns exemplos que refletissem as suas iniciativas sustentáveis», revela Paulo Gomes, editor e diretor de arte do The Green Book. «Tentámos fazer um livro que fosse intemporal, que daqui a 10 anos possamos olhar para ele e continua a ser moderno, com uma temática que está na ordem do dia, mas também fala do futuro», afirma.

Première Vision Paris

O livro foi apresentado na última edição da Première Vision Paris e, mais recentemente, no Modtissimo, devendo em novembro ser ainda divulgado na ISPO Munich.

No âmbito do Sustainable Fashion From Portugal, a ATP tinha já lançado a revista The Green Wave e, dando seguimento ao que foi feito, há mais novidades a caminho. «O projeto Sustainable Fashion From Portugal não vai ficar por aqui, dada a sua pertinência e importância. Vamos realizar outras ações ainda este ano, nomeadamente o lançamento de uma revista temática sobre novos materiais, e, em fevereiro de 2023, será publicada uma revista sobre os nossos produtos mais amigos do ambiente», adianta Sofia Botelho.