Início Notícias Marcas

TM Collection de mãos dadas com a Índia

A marca criada por Teresa Martins vai lançar uma nova linha de vestuário e de decoração em parceria com a insígnia indiana Good Earth, cuja apresentação está agendada para outubro, na Índia.

Teresa Martins

A coleção outono-inverno 2019/2020 da TM Collection, batizada “Merging” e apresentada na passerelle da mais recente edição do Portugal Fashion, será o ponto de partida para a nova linha que Teresa Martins vai lançar em outubro, na Índia, numa colaboração com a marca Good Earth.

«Será uma linha mais de vestuário do que de decoração», afirma a designer. «Vou utilizar parte desta coleção, embora para a Índia seja mais elaborada. Tem que ter um nível diferente em termos de embelezamento», explica ao Portugal Têxtil.

A parceria representa «um desafio e um reconhecimento. A Índia tem designers fabulosos. Eu tenho uma linguagem que não é propriamente indiana, mas é uma linguagem que os indianos também entendem. Sou um híbrido», acrescenta Teresa Martins.

A apresentação da coleção “Merging”, na Alfândega do Porto, «foi um momento de celebração da fusão que tem sido o meu conceito estético. Havia um grupo de Portugal e um grupo da Índia e a ideia era ver como se fundiam bem uns com os outros. Há sempre intervenção de um lado e de outro, seja no conceito estético, ou na identidade da marca», conta a criadora de moda.

Teresa Martins divide o seu tempo entre Portugal e a Índia. «Corro muito de um lado para o outro. De dois em dois meses vou para lá. Estamos a tentar fundir os dois conceitos e celebrar essa imensidão de culturas que vem de um ocidente e de um oriente totalmente diferentes», revela.

A Índia, «para quem é criativo e gosta, é um mercado com imensa potencialidade e tem uma cultura têxtil fantástica. Não consigo fazer os tecidos noutro sítio a não ser lá», confessa a fundadora da TM Collection.

De Portugal para o mundo

Cerca de 80% da produção da TM Collection é vendida para fora de Portugal, maioritariamente para mercados como Reino Unido, França, Espanha e Itália.

Além da presença em feiras internacionais, como a White Milano e a Maison & Objet em Paris, a marca de moda e de decoração aposta no comércio eletrónico, possuindo já a sua própria loja online.

«Somos uma marca de nicho, estamos espalhados pelo mundo inteiro. Temos muita força e acredito muito no online», sublinha Teresa Martins.

Com lojas no Porto, Cascais, Comporta, Lisboa e Algarve, a TM Collection tem vindo a beneficiar principalmente da loja no Chiado, onde 80% dos clientes são estrangeiros. «É ótimo. É uma maneira de rentabilizarmos as nossas vendas e o nosso espaço», admite a empresária.