Início Notícias Marcas

TMcollection aconchega o outono

A marca apresentada em 2003 pela designer Teresa Martins completa os guarda-roupas e as casas com o mesmo trabalho de pormenor e paleta colorida, estejam estes aquém ou além-fronteiras. De olhos postos nos EUA e a partir da sua plataforma online, a TMcollection só pensa em crescer.

Não «uma coleção de roupa, mas antes uma coleção de objetos entre os quais também há roupa», como resumiu em setembro passado a criadora ao Jornal Têxtil (edição n.º 198), desde que foi lançada, a TMcollection by Teresa Martins tem sido presença regular em feiras internacionais.

Estas montras têm-lhe granjeado clientes fiéis em vários países, num mapa-múndi que assinala Espanha, França, Itália, Inglaterra, EUA, África do Sul ou Brasil. A este check-in regular, junta-se depois o calendário de eventos de moda nacionais, com particular destaque para a passerelle do Portugal Fashion.

A atualidade da marca, conta ao Portugal Têxtil Teresa Martins, passa pela exploração do canal online, «uma janela para o mundo» que mostra quer a linha de moda, quer a linha de casa apresentada em 2015 (ver Lar doce lar).

Na mira estão os EUA, mercado no qual a TMcollection está apostada em crescer, sem se esquecer de reforçar os laços com a Europa, onde estão os três melhores mercados – Itália, França e Portugal, sendo que o território nacional recebe cerca de um terço do total das vendas.

Com um efetivo de nove pessoas, a marca, que chegou a vestir a cantora americana Lady Gaga, cose-se numa filosofia “slow fashion” e, a par das linhas mencionadas, tem ainda «projetos especiais de decoração e noivas, em que são desenvolvidos produtos à medida do cliente», destaca a fundadora da TMcollection.

A coleção de inverno, prestes a entrar nas lojas, envolve-se no tema “Embrace”, «no sentido de ser uma coleção acolhedora, confortável», que aconchega as clientes em sedas e lãs com características especiais.

As propostas outono-inverno 2016/2017 esperam continuar a trajetória vencedora da coleção anterior, sendo que a primavera-verão 2016 foi, até ao momento, «a melhor estação» para as vendas internacionais da marca.

«Temos crescido sempre a dois dígitos nos últimos anos. Em 2015 mantivemos essa performance», analisa Teresa Martins, que continua, «é crítico que este crescimento se mantenha. Para isso precisamos de investir na promoção da marca no mercado internacional», o que, para a designer, faria sentido fazer em associação com outras insígnias nacionais.

A complementar a experiência de compras online, a TMcollection tem ainda lojas próprias em Cascais e na Comporta, bem como parcerias em pontos de venda, como a We3, em Lisboa, e a THE, no Algarve e no Porto. Fora de portas, a marca vende maioritariamente para retalhistas multimarca espalhados pelo mundo.

«Neste momento, o online permite-nos comunicar direta e facilmente com um público mais específico e com grande abrangência», acredita Teresa Martins, que acrescenta que a aposta de marketing da marca passa ainda pelo “teste” a algumas feiras europeias de qualidade, como é o caso da Tranoï, em Paris.

A produção, destacada na sua maioria para a Índia, «pelo profundo conhecimento que esta cultura tem em relação a tecidos e técnicas de tingir e bordar», completa-se em Portugal e, também, no Nepal.

A aposta no retalho internacional é a principal ambição da TMcollection by Teresa Martins, uma investida que a fundadora considera «interessante», mas para a qual ainda não encontrou «o parceiro certo». Até lá, o objetivo é entrar em mercados que valorizem as características únicas da marca.