Início Jornal Têxtil

Tradição nos têxteis técnicos

Há cada vez mais empresas portuguesas a investir na área dos têxteis técnicos, dedicando parte do seu orçamento à investigação e desenvolvimento de novas soluções, como ficou demonstrado na mais recente edição da feira de têxteis técnicos e não-tecidos Techtextil.

As oportunidades nos têxteis técnicos estão a atrair cada vez mais empresas nacionais, com muitas a readaptar a sua oferta para servir mercados como o da proteção pessoal, transportes e desporto, mas também a moda, onde a funcionalidade se tem aliado ao estilo. Nesta edição do Jornal Têxtil, fique a conhecer as propostas apresentadas na mais recente edição da Techtextil pela A. Sampaio & Filhos, Artefita, Citeve, Centi, Coltec, Endutex, ERT, Faria da Costa, Fisipe, Gulbena, Heliotêxtil, Lipaco, Manifesto Moda, Penteadora, Smart Innovation e Têxteis Penedo.

Fazemos também o balanço da feira da Messe Frankfurt e revelamos os premiados da 13.ª edição dos Prémios de Inovação Techtextil, que incluem novidades surpreendentes na impressão 3D, têxteis que imitam o ventre materno, elétrodos bordados e muito mais. Inovar faz também parte do vocabulário de empresas como a Fiorima, que continua a lançar no mercado novos produtos, e da Têxtil de Serzedelo, que tem agora um novo tratamento que permite criar tecidos “deslavados”.

A Stress Out, por seu lado, aposta na diferenciação da sua linha de vestuário de desporto de senhora – e agora também para homem – enquanto a Albano Morgado está a descobrir novos mercados e a Sampedro mantém a qualidade no centro das suas operações. Conheça ainda a nova marca de têxteis-lar handmade Lupa, que chegou recentemente às lojas, e fique por dentro do projeto Inovafil, a fiação do grupo Mundifios, inaugurada no dia 18 de maio, que tem um modelo de negócio especial.

Especial foi igualmente a celebração dos 50 anos da Dielmar, no passado dia 12 de maio, com a empresa de Alcains a juntar os cerca de 400 trabalhadores e muitos convidados numa verdadeira festa. No final, Ana Paula Rafael, atual CEO, revelou em entrevista a emoção, o orgulho e os projetos que deverão nortear os próximos anos da especialista em alfaiataria. Saiba ainda por que razão o ano 2014 foi «altamente satisfatório» para a Lectra e fique a par das novidades trazidas pela última edição da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, que contou com uma edição recorde onde marcaram presença oito empresas nacionais apoiadas pela Associação Selectiva Moda.

Apesar do calor que se faz sentir, estamos já a pensar no inverno 2016/2017 e revelamos, com a ajuda do WGSN, as peças-chave da estação para homem e senhora. Acompanhe ainda a evolução dos preços das matérias-primas, da conjuntura nacional e do comércio externo do sector, a nova proposta do El Corte Inglés nos têxteis-lar, as propostas de formação do Modatex e da Escola de Moda do Porto/Escola Gudi na nossa publirreportagem e muito mais nesta edição de maio do Jornal Têxtil. Tudo para que prepare os seus próximos meses de trabalho com a melhor informação do que se passa em Portugal e no mundo no universo da indústria têxtil e vestuário. Se ainda não é assinante, ainda vai a tempo. Faça já a sua subscrição para garantir todos os meses, em casa ou na empresa, a sua edição do Jornal Têxtil.