Início Arquivo

Três dias dedicados ao negócio do couro

Único salão a nível nacional para profissionais dedicado ao sector da pele e do couro, Expocouro/Fipele, viu terminada a sua 18ª edição no passado dia 27 de Novembro.No entanto, a organização da feira, a associação do sector a operar em Portugal, aAssociação Portuguesa dos Industriais de Curtumes  (APIC), e os expositores, já estudam a próxima edição, de forma a relançar um produto com forte potencial de crescimento no nosso país: o couro. «A feira contou com 43 expositores e recebeu cerca de quatro mil visitas. Já estamos no terreno a preparar a 19ª edição, que passa, inevitavelmente, pela reunião de esforços de todos intervenientes do sector», diz Filipe Gomes, director do salão. Assim, a reunião do sector já tem data marcada para 2005. A Expocouro/Fipele vai realizar-se de 24 a 26 de Novembro. 

A APIC conta actualmente com cerca de 110 associados e dispõe de uma sede localizada na cidade do Porto e de uma delegação em Alcanena. Tendo como objectivo estatutário a representação, defesa e promoção das empresas associadas, a sua actividade está dividida em duas áreas distintas: a representação, uma vez que as empresas associadas são representadas pela APIC junto das mais diferentes entidades, nomeadamente o poder Central e administração pública, estruturas associativas, a Confederation des Associations Natiolanes de Tanneurs et Magissiers de La Communauté Europeenne (COTANCE), a Internacional Council of Tanners (I.C.T.) e estruturas sindicais e a prestação de serviços

Quanto à II edição do Concurso Jovens Talentos, Ângela Fontes (vestuário), Cláudia Pereira (calçado), Tânia Gil (acessórios) e Ângela Anciães (surpreenda-nos) foram as galardoadas. Um estágio é o prémio atribuído aos vencedores. Forever Procalçado, Parfois e Lanidor são as empresas que para já se disponibilizaram a receber os estagiários. Nas categorias de calçado e acessórios, Cláudia e Tânia terão ainda direito a um stand na feira SIPEL, Semana Internacional da Pele de Madrid, onde apresentarão uma colecção de carteiras e calçado para o Outono/Inverno 2006.

A edição deste ano do concurso, voltou a contar com o envolvimento de empresas do sector, como Ogapele, Constantino Mota/Pelteci, Indasa/Fanepel, Lectra e Gerber Technology, que apoiaram os concorrentes quer através da cedência do material necessário para a elaboração dos trabalhos, quer de patrocínios.