Início Notícias Moda

Trio mostrou design português em Paris

Maria Carlos Baptista, Constança Entrudo e Ricardo Andrez apresentaram as novas coleções na Semana de Moda de Paris, num vídeo que integra as respetivas visões para o outono-inverno 2021/2022. A participação conjunta resultou da colaboração entre a ModaLisboa e o Portugal Fashion.

Ricardo Andrez [©ModaLisboa/Ugo Camera]

“Espaço negativo”, a estreia de Maria Carlos Baptista numa semana de moda internacional, foi a primeira coleção a surgir no vídeo Three of Us, a apresentação coletiva da moda portuguesa na Semana de Moda de Paris, promovida pela ModaLisboa e o Portugal Fashion.

A coleção é resultado do estudo entre o espaço imaterial da memória e as suas interações com o corpo, o tal espaço negativo, «uma realidade intransmissível, fria pelo distanciamento e acolhedora pelo retorno de vivências passadas, que permite a absoluta liberdade de expressão e interpretação», explica a jovem designer no comunicado do Portugal Fashion.

Blazers e sobretudos oversized, golas altas e uma paleta de cores entre o preto, o branco, o azul e apontamentos de vermelho compõem as propostas de Maria Carlos Baptista, recém-chegada ao universo da moda depois de vencer o concurso Bloom powered by Sonae Fashion em outubro de 2020.

Maria Carlos Baptista [©Portugal Fashion/Ugo Camera]
Constança Entrudo, por seu lado, levou The World We Live In: Part II, uma coleção onde a manipulação têxtil e o upcycling têm um papel importante. «Paisagens desérticas – de dia e de noite –, bordado da Madeira e a fluidez da bossa nova fazem do próximo inverno o lugar onde queremos morar», descreve o comunicado da ModaLisboa.

A sua parte do vídeo é acompanhada pelas palavras da poetisa e ensaísta Dionne Brand e por um exercício de voyeurismo, em dois lados distintos de uma fachada envidraçada, onde se cruzam vestidos, casacos pelo joelho, conjuntos de calça e blusa ou casaco, com estampados e bordados em destaque.

Já Ricardo Andrez coloca o foco, literalmente, na ética e recorre aos chamados “deadstocks” para fazer a coleção do próximo outono. O designer «caminha entre a poesia e o caos, reforçando a beleza do erro, a construção e reconstrução», indica o comunicado da ModaLisboa.

Constança Entrudo [©ModaLisboa/Ugo Camera]
No filme, um drone ilumina as propostas que desfilam num espaço escuro, incluindo vestidos, saias e blusões oversized onde o denim e o azul saem realçados, mas onde surgem igualmente coordenados em laranja e verde-água.

Estas coleções vão ser apresentadas também em Portugal. Maria Carlos Baptista irá mesmo dar pontapé de saída ao calendário do Portugal Fashion no dia 18 de março, às 20 horas, enquanto as apresentações de Constança Entrudo e Ricardo Andrez terão lugar na ModaLisboa, que foi adiada para 15 a 18 de abril.