Início Notícias Marcas

Tuhkana incentiva consumo de qualidade

Criada e desenhada por uma portuguesa a viver em Chicago, a Tuhkana Swimwear bebe inspiração da simplicidade e beleza das diferentes praias do mundo. A sustentabilidade é um dos principais motes da marca e a nova coleção de fatos de banho e biquínis reflete exatamente este conceito.

[©Tuhkana]

Comprar menos mas com mais qualidade é o apelo que a marca portuguesa faz aos consumidores juntamente com o lançamento da mais recente coleção de fatos de banho e biquínis sustentáveis.

Rute Ribeiro Martins, residente nos EUA, é a fundadora da Tuhkana, que nasceu em 2015 inspirada nas mais diversas praias de vários pontos do globo, sempre com a preocupação inerente da sustentabilidade. A fazer jus ao país de origem da criadora, a marca tem ADN português e quer também servir como motivação para outras mulheres que pretendem seguir os seus sonhos.

Da ideia ao projeto palpável, a Tuhkana utiliza tecidos de toque macio nas coleções da marca que, caso não sejam reciclados, que é sempre a opção preferencial, são completamente degradáveis no prazo de dois a cinco anos, ao contrário dos tecidos tradicionais, que podem demorar até 200 anos.

Intitulada “Timeless”, ou seja, intemporal, a nova coleção está alinhada com o conceito verde que a marca tem vindo a seguir, motivo pelo qual a qualidade dos materiais é uma forte aposta da Tuhkana que, em 2021, introduziu o Econyl nas suas matérias-primas, obtido a partir da regeneração de redes de pesca retiradas no fundo do oceano.

Rute Ribeiro Martins [©Tuhkana]
Também nesta ótica e por ter noção de que as tendências são passageiras e que a velocidade do consumo deixa de ser sustentável, a Tuhkana assumiu como lema «compre menos, mas com mais qualidade».

«O desperdício foi sempre algo que me preocupou e a pressão da indústria da moda para o consumo irresponsável é algo que me motiva a fazer mais e melhor pelo nosso planeta», justifica Rute Ribeiro Martins.

Como o próprio nome da nova coleção pressupõe, a intemporalidade é um fator importante para a oferta da Tuhkana, que procura comercializar biquínis e fatos de banho de qualidade superior e, por isso, resistentes ao passar do tempo. Disponíveis em tamanhos que vão do XS ao XL, as peças podem ser vendidas em separado, a pensar nos vários tipos de corpos.

[©Tuhkana]
Na “Timeless”, a Tuhkana dispõe somente de propostas em preto, dado que o objetivo é que estas possam ser de fácil conjugação com outros artigos, quer sejam ou não da marca portuguesa. «A utilização de tecidos sustentáveis, sistemas de produção mais eficientes e menos poluentes são esforços importantes nos tempos que correm, mas é mais importante ainda que as marcas apelem também a um consumo mais ponderado», salienta em comunicado.

Atualmente, a marca está apenas disponível no canal online, sem projetos no futuro próximo da abertura de um espaço físico devido às limitações impostas pela pandemia.