Início Notícias Tecnologia

Turistas do espaço já têm fato

Os fatos para os primeiros voos comerciais ao espaço estão prontos. Resultado da parceria entre a Virgin Galactic e a Under Armour, o resultado combina novas tecnologias têxteis com um design vanguardista mas também reminiscente das missões espaciais do passado.

Richard Branson no meio

A Under Armour mostrou, pela primeira vez, o calçado e vestuário que está a desenvolver para a Virgin Galactic – a primeira companhia espacial comercial.

Desde que a marca americana de sportswear foi anunciada como parceira técnica exclusiva, em janeiro, uma equipa da Under Armour tem estado a trabalhar em colaboração com uma equipa da Virgin Galactic para criar peças seguras, funcionais e confortáveis.

A Virgin Galactica, fundada pelo empresário Richard Branson e detida pelo Virgin Group e pelo Mubadala Investment Group, deverá começar a operar os primeiros voos turísticos ao espaço no início do próximo ano.

«Poucas coisas podem preparar-nos para um projeto tão desafiante e entusiasmante como este», afirma Kevin Plank, fundador e CEO da Under Armour. «Os voos espaciais são um regime único e exigente e necessitam de uma abordagem diferente. O que fizemos utilizando as nossas principais tecnologias vai definir o futuro do vestuário espacial e coloca-nos na vanguarda deste evento histórico», acrescenta.

O fato espacial

A camada de base vai funcionar como uma segunda pele e usa a tecnologia UA Rush da Under Armour para melhorar a performance e o fluxo sanguíneo durante as partes do voo com elevada gravidade ou gravidade zero. Toda a camada de base é feita com a malha Intelliknit para gestão da temperatura e da humidade, que é produzida sem desperdício de materiais.

O UA Clone, um material auxético desenvolvido dentro de portas que se torna mais grosso quando esticado, cria a forma exata do corpo para um ajuste preciso e sem distrações, e é usado em partes fundamentais do fato espacial, como os cotovelos e os joelhos, para uma mobilidade e conforto ótimos. O almofadado HOVR da Under Armour está incorporado nos ombros e na área do pescoço, que são zonas de elevado impacto durante as partes do voo mais afetadas pela força da gravidade.

O forro do fato espacial incorpora outras fibras e tecnologias, incluindo Tencel Luxe, SpinIt e Nomex, usados para controlo de temperatura e gestão da humidade. A Under Armour refere que integrou todos os seus tecidos de performance – para arrefecer, suavizar, secar rapidamente e gerir a humidade – de forma assegurar o conforto dos astronautas.

A construção do fato inclui características técnicas como múltiplos bolsos e uma solução integrada para comunicações, com um botão “pressione para falar”, e, sublinha a marca americana, os fatos espaciais foram testados sob condições rigorosas por pilotos, engenheiros aeroespaciais, médicos e instrutores de astronautas.

Cada fato inclui ainda um bolso transparente no interior do casaco, acima do coração, para transportar uma fotografia de um familiar, por exemplo, e tem uma parte amovível única para cada voo que pode ser removida e oferecida aos astronautas posteriormente, que vão também receber um casaco.

«Assim que acertámos na funcionalidade e na segurança numa perspetiva de performance, queríamos dar vida ao fato espacial com o aspeto típico da Under Armour e o reconhecimento dos objetivos nobres e feitos épicos da Virgin Galactic», explica Nick Cienski, designer de vestuário inovador na Under Armour. «Fomos capazes de incorporar os elementos nostálgicos do fato espacial clássico – não apenas de missões espaciais passadas, mas também de filmes icónicos – para redefinir a forma como pensamos o vestuário espacial no futuro e criar algo memorável e diferente de tudo o que os futuros astronautas já viram», acrescenta.

O calçado

A Under Armour procurou reinventar a bota espacial tradicional e foi beber inspiração ao calçado usado pelos pilotos de corridas de automóveis. A tecnologia adaptativa Under Armour Clone, usada no fato espacial, cria a forma exata do pé para um ajuste perfeito, enquanto o almofadado HOVR promete fornecer o apoio para criar calçado funcional, confortável e retardante de chama.

Os elementos estéticos complementam o fato, com tons de azul e toques dourados. Na linha da meia, os designers incluíram a frase “We stand on the shoulders of giants”, inspirada numa citação atribuída a Isaac Newton (“Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”), que é replicada pelo programa da Virgin Galactic.