Início Destaques

Twintex soma certificações

A produtora de vestuário acaba de receber as certificações Global Organic Textile Standard (GOTS), Organic Content Standard (OCS), Responsible Wool Standard (RWS) e Global Recycle Standard (GRS), que vêm reforçar as credenciais ecológicas da Twintex.

O anúncio feito pela Twintex em comunicado refere que, «em concordância com a política da empresa pioneira em sustentabilidade, estas novas certificações vão ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos para a indústria têxtil que definem um núcleo comum de objetivos fundamentais em três áreas: parar o aquecimento global, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos».

Desta forma, a produtora de vestuário sediada no Fundão, que se afirma como «a fábrica de confeções do futuro», está a reforçar o seu leque de fornecedores certificados e a aumentar a sua capacidade produtiva de produtos GOTS, OCS, RWS e GRS, com «uma oferta mais abrangente e sustentável aos icónicos líderes de moda internacionais».

A certificação GOTS está direcionada para o processamento de fibras orgânicas, assegurando o estatuto orgânico dos têxteis, da colheita da fibra à produção ambiental e socialmente responsável, incluindo a etiquetagem, enquanto a OCS garante que o conteúdo orgânico do produto está certificado. Já a certificação RWS foi desenvolvida para dar uma ferramenta à indústria para promover as melhores práticas na cadeia de aprovisionamento de lã, incluindo não só o bem-estar dos animais mas também a gestão dos solos, e a GRS estabelece os requisitos para a certificação de matérias-primas recicladas, mantendo a rastreabilidade ao longo de toda a cadeia.

Além destes novos standards, a Twintex detinha já as certificações Smeta, que promove melhorias nas práticas comerciais éticas e socialmente responsáveis na cadeia de aprovisionamento global, e Higg Index, que permite que marcas, retalhistas e produtores possam medir e pontuar com o desempenho de sustentabilidade de uma empresa ou produto.

«A Twintex promete manter o foco na sustentabilidade da sua produção», garante em comunicado, enumerando algumas das iniciativas que tem tido nos últimos anos, incluindo o investimento em painéis fotovoltaicos, painéis solares para aquecimento de água, soluções construtivas mais amigas do ambiente, um sistema interno de água e a reciclagem de desperdícios.

Desde o ano passado, a a empresa funciona 100% a energia renovável, quer com recurso a energia solar produzida internamente, quer através do acordo com a Audax Energia. No âmbito do conceito Life, a Twintex tem igualmente preocupações de responsabilidade social, tendo, nas suas últimas ações, sensibilizado os trabalhadores para o cancro na mama, feito rastreios auditivos e colaborado com o banco Alimentar.

A especialista em confeção renovou ainda o estatuto de PME Líder, certificação que detém há mais de sete anos.

[©Twintex]