Início Arquivo

UE apoia produtos do Paquistão

Com o objectivo de capacitar a resposta dos produtos paquistaneses aos padrões internacionais, a União Europeia vai desenvolver acções que visam apoiar o desenvolvimento tecnológico e qualitativo da indústria do Paquistão. Estas medidas foram referidas pelo embaixador da UE para o Paquistão, Ilka Uusitalo, numa reunião com o presidente da câmara de comércio e indústria de Islamabad (ICCI), Zubair Ahmed Malik. Uusitalo referiu que a UE está pronta para fornecer assistência técnica ao Paquistão em muitos sectores, especialmente na área da promoção de têxteis, tecnologias de informação, telecomunicações esoftware.

Esta iniciativa tem ainda o objectivo de diversificar as exportações do Paquistão para a UE, das quais 60% são produtos têxteis. Actualmente, a UE é o principal parceiro comercial do Paquistão, com as exportações a atingirem o valor de 3,06 mil milhões de dólares (2,46 mil milhões de euros) de Janeiro a Novembro de 2003.

Os artigos paquistaneses exportados incluem têxteis, roupa de cama, vestuário, artigos de desporto, tapetes, vestuário de couro, frutas e vegetais. As importações da UE estão cifradas em 2,04 mil milhões de dólares (1,64 mil milhões de euros), incluindo principalmente maquinaria e equipamentos mecânicos e eléctricos, produtos químicos e farmacêuticos. As exportações para a UE representam 27% do total de exportações paquistanesas, enquanto as importações da UE representam 17% do total das importações do Paquistão.

O presidente da ICCI requereu ainda ao embaixador da UE para considerar a simplificação do processo de obtenção de visto, de forma a que os empresários paquistaneses possam visitar os países da UE de forma a promoverem as suas actividades.