Início Notícias Moda

Um 2016 em cheio para Luís Carvalho

Coube-lhe, pela segunda vez, a honra de encerrar a passerelle da ModaLisboa e, mais recentemente, Luís Carvalho foi distinguido com o prémio “Homem do Ano”, na categoria de designer de moda, atribuído pela revista GQ Portugal. Lado a lado com estas conquistas caminham o sucesso da loja da marca epónima e uma ligação próxima com a indústria.

As luzes da edição “Together” da ModaLisboa apagaram-se ao som da banda Blondie e com o desfile de Luís Carvalho, que foi beber inspiração à mítica vocalista da banda, Debbie Harry, para a coleção primavera-verão 2017.

Luís Carvalho Primavera-verão 2017 - ModaLisboa "Together"
Luís Carvalho, primavera-verão 2017 – ModaLisboa “Together”
Luís Carvalho, primavera-verão 2017 - ModaLisboa "Together"
Luís Carvalho, primavera-verão 2017 – ModaLisboa “Together”

Houve bola de espelhos, cabelos volumosos e toda estética da década de 70 porque, como contou o designer ao Portugal Têxtil, o objetivo primordial foi «fazer uma coleção mais rock, mais divertida» que o levasse a fugir da sua zona de conforto – algo que foi percetível, também, na explosão de cor que salpicou as propostas de silhuetas crop/longa e skinny/XL de verde, vermelho, azul, prateado e dourado.

Sobre a responsabilidade de fechar o calendário de desfiles, Luís Carvalho mostrou-se agradecido. «É ótimo encerrar a ModaLisboa, é ótimo que me ponham nestas situações porque é um desafio», afirmou.

Patrocinado em algumas peças pela Vilartex (malhas) e pela Riopele (tecidos), o designer que há três anos deixou os corredores da Salsa para se dedicar exclusivamente à marca epónima continua a manter relações privilegiadas com a indústria. «O que acontece é que depois desenvolvo peças para as empresas utilizarem nos showrooms e feiras, para promoverem os seus tecidos ou malhas», explicou ao Portugal Têxtil sobre as parcerias que vai selando com a indústria.

Com loja própria no Fórum Vizela, de portas abertas há dois anos e a revelar-se «uma ótima aposta» em termos de geografia, e à venda em espaços multimarca como The Fitting Room, no Porto e, brevemente, em Lisboa, sem esquecer a plataforma online Minty, a marca tem vindo a amadurecer, tal como o designer.

Luís Carvalho, primavera-verão 2017 - ModaLisboa "Together"
Luís Carvalho, primavera-verão 2017 – ModaLisboa “Together”
Luís Carvalho, primavera-verão 2017 - ModaLisboa "Together"
Luís Carvalho, primavera-verão 2017 – ModaLisboa “Together”

Quinze dias depois do sucesso do desfile na ModaLisboa, Luís Carvalho viu o seu percurso reconhecido ao ser distinguido com o prémio “Homem do Ano”, na categoria de designer de moda, atribuído pela revista GQ Portugal na quarta edição da Gala GQ Men of The Year Awards 2016.

Os prémios GQ Men of The Year homenageiam anualmente os homens que se destacam em áreas como a moda, música, desporto, arquitetura, cinema e ciência e, este ano, a cerimónia de entrega de prémios aconteceu a 22 de outubro. «É uma honra receber esta distinção da GQ, uma revista de renome internacional que tem feito um trabalho notável em Portugal, é o melhor incentivo para continuar a fazer mais e melhor e nunca desistir», agradeceu Luís Carvalho depois de receber a estatueta das mãos do casal de atores Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula.