Início Arquivo

Um planeta novo para os mais jovens

A mostra Planète 0>16 (dos zero aos dezasseis), o novo nome para a combinação de outras duas mostras individuais que agora se juntaram, o Salon de la Mode Enfantine e Monde de l’Enfant, cuja primeira edição terá já lugar de 9 a 11 de Setembro em Paris. A mostra de Planète 0>16 ao combinar estes dois salões passa a participar no “Paris, Capital da Moda”. A mostra irá realizar-se duas vezes por ano, apenas com a mudança da data de apresentação das colecções de Primavera/Verão que agora passará para Setembro enquanto que as colecções para Outono/Inverno continuarão a ser no mês de Janeiro. Esta é mais uma aquisição da Federation de la Maille que ultimamente tem vindo a destacar-se de uma forma forte e positiva na organização de feiras e salões.

A mostra Planète 0>16, pretende enquanto centro de negócios para os sectores que envolve desde as futuras mamãs até às crianças de 16 anos, oferecer três mundos distintos para cada idade. Para bebes, a «Tenderness Área» para recém-nascidos até aos três anos. A «The Playground Área» para crianças dos três aos dez anos e para os adolescentes a área «Junior Atittude» onde poderão encontrar todo o tipo de produtos para crianças dos dez aos dezasseis anos. Para cada um destes três mundos está previsto um fórum de tendências, realizado por especialistas em cada área.

A «Tenderness Área», agrupa todos os produtos para futuras mamãs que vivem muito tempo à volta dos seus bebes, pré e pós parto, tornando o sector de enxoval para bebes num dos mercados chave em França. Em 1998, este mercado sozinho facturou 154 milhões de contos fora de 826 milhões de contos ao todo. O orçamento anual médio aloucado aos bebes alcançou 107 milhões de contos.

A «Área Playground», é uma área extremamente delicada pois é através dos jogos e do vestuário que elas começam a dar forma a ideias e à sua identidade em relação aos grupos e a outros conceitos sociais. Aqui as crianças jogam um papel cada vez mais activo na sua escolha dos produtos, que satisfaçam tanto as suas necessidades como as dos seus pais.

O sector «Junior Attitude», demonstra que os adolescentes começam finalmente a procurar um lugar só para eles. Quanto mais rara e cara a peça de vestuário melhor e cada vez mais independentes. O vestuário para estes jovens urbanos é na maioria das vezes unisexo. O sportswear, influenciado pelos vários tipos de desportos ,tais como skateboarding, patins em linha, surfing, influenciaram por sua vez um mercado independente, pronto a ser explorado. Os adolescentes de hoje que formam quase tribos com rituais próprios estão cada vez mais ligados a produtos digitais, onde cada um tenta expressar a sua própria personalidade, em relação a mundos diferentes, ou criando o seu próprio look através da mistura de padrões e tipos de roupa. Já as raparigas saltam muito rapidamente de um estilo para outro que vai às vezes do ultra-feminino até ao estilo maria-rapaz.

De modo a garantir o sucesso desta nova iniciativa que junta os vários salões para vestuário infantil, a mostra Planète 0>16, pôs em prática uma política baseada unicamente no tipo de comprador chave. Para tal foi implementado um plano promocional a nível nacional e internacional que passou não só por reuniões com a imprensa especializada, como também por reuniões com os compradores mais importantes de cada país.