Início Arquivo

Uma casa inspirada

A apresentação de tendências para Casa 2007, promovida pela Tips & Trends e em colaboração com o organismo americano Cotton Incorporated, centrou-se, fundamentalmente, em 5 grandes temas: «Novas Tradições», «Serenidade», «Prazeres Simples», «Vida Nocturna» e «Efeito de Estufa».

No primeiro tema, «Novas Tradições», o charme de outros tempos é actualizado com cores acento. São os vermelhos oxidados e os amarelos dourados, que contrastam com brilhantes tonalidades lavanda. Os padrões de tecelagem são influenciados por referências multiculturais e por estampados de outras épocas. O luxo é interpretado como uma combinação de espírito artesão e opulência. Destacam-se os tecidos tradicionais, sem excesso de detalhes.

Tal como o título indica, «Serenidade» é um tema inspirado em refúgios à beira-mar e retiros de montanha. São locais ideais para repouso e solidão, com predomínio de verdes e azuis energéticos. As tonalidades de bagas frescas, sugerem compotas caseiras e ar puro. A contrastar, encontramos calmantes tonalidades neutras onde a textura é mais importante. Os fios são inovadores e acrescentam interesse aos tecidos. Prevalecem os aspectos manuais, alguns detalhes vintage e efeitos manuais.

Em «Prazeres Simples» as cores são vibrantes e luminosas. Neste tema a ornamentação é desnecessária. As cores são calmantes, os produtos têm um design próprio incorporado, são experiências feitas com a ideia de opacidade e brilho. Existe um equilíbrio entre a modernidade e o conforto, que se reflecte naturalmente nos tecidos.

O tema «Vida Nocturna» transmite a emoção e energia da vida citadina, com cores ousadas e misteriosas: verdes mais frescos e tonalidades lavanda, acentuadas por laranjas fogosos. Estampados vivos, aspectos casual, novas técnicas por camadas. Os tecidos são influenciados pela rapidez das viagens.

O último tema, «Efeito de Estufa», apresenta combinações de cores inspiradas em harmoniosos e exóticos padrões florais: penas de pavão e de pássaros tropicais, padrões botânicos que ilustram a variação da natureza. Tons de rosa e cor púrpura, tonalidades apaixonantes e vivazes.

A Cotton Incorporated é uma instituição americana sem fins lucrativos, que se dedica à pesquisa de mercado e cuja actividade está centrada na promoção divulgação do algodão em termos de qualidade, desenvolvimento tecnológico, novas aplicações e tendências de moda a nível internacional, tanto para vestuário como para têxteis lar e decoração. Elabora estudos, pública relatórios e apresenta regularmente, nos principais centros têxteis mundiais, tendências, amostras de tecidos, cadernos e paletas de fios com as cores mais importantes.

 

A Tips & Trends é um gabinete especializado em tendências para têxteis-lar, vestuário feminino, masculino, júnior, infantil, desportivo, tecelagem, malhas, acessórios e estilos de vida. Estuda novas tendências e tonalidades, quase dois anos antes da estação em causa, criando directivas, novas paletas, combinações de cor, texturas chave. O gabinete tem como parceiros reconhecidos designers, arquitectos, gabinetes e especialistas de todo o mundo, que trabalham em empresas internacionais de vestuário, tecelagem, decoração.