Início Notícias Moda

UModa desfila na Cidade Berço

No próximo dia 8 de junho, o Instituto de Design de Guimarães recebe um desfile promovido pelos talentos emergentes do design de moda, em mais uma prova de maturidade dos alunos da Universidade do Minho. O UModa está de regresso para a 3.ª edição e convida a questionar a “Wasteland”.

O evento UModa realiza-se todos os anos e é fruto de uma sinergia promovida entre os alunos de mestrado em Design de Comunicação de Moda e os alunos do 3.º ano de Licenciatura de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho.

Consistindo num desfile, o UModa tem como principal objetivo, de acordo com comunicado enviado pela organização, «promover o trabalho destes alunos que estão prestes a ingressar no mundo do trabalho».

Este ano, o UModa soma três edições e volta a apresentar um tema agregador – das coleções e do próprio ambiente.

A primeira edição realizou-se no antigo mercado de Guimarães e teve como tema a “Luz” e intitulou-se “A Moda Vai ao Mercado”. A segunda edição, que aconteceu no ano passado, teve como tema geral “Fantasia” e o desfile tomou conta da Plataforma das Artes, tendo como título “Da UModa à Plataforma”.

Este ano, partindo do tema “Living in the virtual world”, que serviu de fio condutor às coleções que vão ser apresentadas pelos alunos dos cursos de design de moda, «o ambiente que se viverá é pós-apocalíptico, num mundo que enfrenta um colapso social essencialmente focado na indústria da moda», a “Wasteland”. Como resultado, todo o cenário será inspirado num «universo destruído», onde restam apenas desperdícios têxteis, alertando para a os perigos da moda rápida.

O desfile UModa terá lugar no Instituto de Design de Guimarães, no próximo dia 8 de junho, pelas 21 horas, e conta com apoios de diversos parceiros da região, em especial da Câmara Municipal de Guimarães e da RH Models.

O evento está a ser promovido e pode ser acompanhado nas redes sociais oficiais do UModa, particularmente no Instagram, Facebook e Youtube.