Início Notícias Vestuário

Unifardas coloca workwear no Green Circle

A especialista em vestuário profissional criou um fato macaco feito de matérias-primas mais sustentáveis que se transforma ainda em jardineiras e avental. O coordenado multifunções será apresentado no iTechStyle Green Circle durante a próxima edição do Modtissimo.

[©Unifardas]

O coordenado é «composto por um fato macaco e a parte de cima de uma jardineira, o que possibilita a transformação para um avental reversível», explica a empresa em comunicado, e teve como ponto de partida as necessidades da área da hotelaria e restauração. O desafio era «a criação de algo que servisse as necessidades destas áreas de atividade no mundo pós-Covid-19», acrescenta.

O resultado é uma peça de vestuário multifuncional que «permite uma utilização variada através da sua transformação», graças ao recurso a acessórios como molas, mosquetões, argolas, fivelas e fechos que facilitam «a construção e desconstrução da peça de um modo rápido, dinâmico e eficaz». O coordenado, que usa a paleta de cores da própria Unifardas, nomeadamente preto, cinza e vermelho, conta ainda com bolsos para arrumação e organização de objetos.

«Esta coleção foi criada para trabalhadores que têm a necessidade de serem versáteis e inovadores sem nunca esquecer o conforto, a segurança, a qualidade, a adaptação e a simplicidade. Este é um coordenado de fácil manutenção que se adapta à ocasião e às necessidades de quem o pretende usar», resume a Unifardas.

Reforço na sustentabilidade

Além do design inovador, a empresa procurou a aplicação de matérias-primas mais sustentáveis, com a utilização dos tecidos Ecogreen da TenCate, produzidos com liocel proveniente de madeira aprovisionada de forma sustentável e poliéster reciclado mecanicamente a partir de garrafas de plástico. «Estes tecidos possuem um alto teor biocelulósico, proporcionando um toque muito suave e elasticidade incomparáveis», destaca a Unifardas, acrescentando ainda que «é um tecido resistente, possuindo altas propriedades mecânicas e apresenta uma excelente capacidade de retenção de cor, garantindo uma aparência duradoura mesmo após repetidas lavagens industriais».

[©Unifardas]
A proposta da Unifardas cumpre, por isso, o objetivo de se tornar mais sustentável. «Um dos valores pelo qual nos regemos é pelo compromisso na defesa do meio ambiente. Deste modo estamos a adotar estratégias e medidas para que possamos contribuir ativamente para a redução da pegada de carbono de toda a nossa cadeia de abastecimento», sublinha a empresa.

Este coordenado irá participar no iTechStyle Green Circle, que deverá integrar a próxima edição do Modtissimo, a 23 e 24 de setembro. O showcase pretende destacar Portugal como um produtor de moda ambientalmente responsável e nesta terceira edição deverá acolher diferentes tipos de artigos, desde fibras, fios, linhas, cordas, tecidos, malhas, não-tecidos, peças de vestuário outros artigos confecionados a têxteis-lar e artigos de desporto – duas tipologias de produto que se estrearam na última edição.