Início Notícias Vestuário

Unifardas pelas praias portuguesas

No âmbito do World Cleanup Day, que se realiza no dia 17 de setembro, a Unifardas junta-se à iniciativa internacional que une voluntários, governos e organizações de mais de 190 países para combater o problema global do lixo marinho, contribuindo para um mundo mais sustentável.

[©Maelstrom]

«A presença e apoio da Unifardas prende-se com a constante preocupação e com as medidas aplicadas quer no seu processo produtivo, quer no desenvolvimento de produtos sustentáveis enquanto fabricante de vestuário profissional», refere em comunicado.

Neste sentido, a produtora de vestuário profissional junta-se ao projeto @MaelstromH2020, que promove no dia 17 de setembro uma limpeza de praia multidisciplinar na cidade de Vila do Conde, onde está prevista a colocação de uma tecnologia inovadora para recolha de lixo marinho nos próximos meses.

O projeto MaelstromH2020, que arrancou no ano passado, tem como objetivo encontrar estratégias para reduzir o impacto do lixo marinho nos ecossistemas costeiros, identificando pontos críticos de acumulação de lixo marinho e removendo-o na zona costeira e na coluna de água dos rios antes de chegar ao mar. Os investigadores propõem-se ainda a implementar tecnologias inovadoras e ambientalmente sustentáveis ​​para remover e reciclar o lixo marinho. Estas serão utilizadas para limpar grandes áreas costeiras perto de Veneza, em Itália, e no Porto.

[©Unifardas]
O evento é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), The Great Bubble Barrier, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e Câmara Municipal de Vila do Conde, e conta com o apoio da LIPOR e da Unifardas.

A limpeza de praia tem hora marcada às 9 horas, em frente ao CMIA de Vila do Conde e inclui várias atividades didáticas e a apresentação das tecnologias inovadoras para a monitorização e recolha de lixo marinho. Os interessados em participar nesta iniciativa podem inscrever-se aqui.