Início Notícias Têxtil

Unifi inova com sustentabilidade

A parceria com a construtora de maquinaria Oerlikon resultou numa nova máquina de texturização que permite criar fios inovadores, numa altura em que Unifi continua a apostar na utilização de matérias-primas recicladas.

A Unifi e a Oerlikon colaboraram no desenvolvimento da máquina de texturização eAFK Evo, que está a operar há oito meses e com a qual fizeram já fios com fibra virgem Unifiber e com poliéster e poliamida reciclada. A Unifi obteve direitos exclusivos nas Américas para o design desta máquina, que consegue operar a velocidades de texturização consideravelmente superiores, permitindo a produção de elevada qualidade e o desenvolvimento de fios de performance. A produtora americana de fios fez uma encomenda de duas máquinas, que, segundo avança, serão capazes de produzir todo o seu portefólio, incluindo com fibras virgens Unifiber e Profiber, assim como Repreve.

A característica mais importante desta máquina é o EvoColler de 300 mm, uma unidade de arrefecimento controlável que abre uma enorme janela de produção, com títulos de 30 a 300 denier e a inclusão de microfilamentos. O EvoCooler também permite uma maior uniformidade no tingimento do fio e fornece benefícios significativos sem a utilização de energia adicional em comparação com a oferta atual, revela a Oerlikon. A empresa refere que, em combinação com o EvoHeater, aumenta a rapidez de texturização em cerca de 20% e oferece até 25% de poupança de energia.Tom Caudle, presidente e diretor de operações da Unifi, afirma que a nova tecnologia de texturização «está posicionada para revolucionar a produção de fio», explicando que «a verdadeira inovação começa na fibra e a nova máquina de texturização eAFK Evo vai permitir-nos continuar a nossa história de excelência na produção e dar aos nossos clientes um portefólio expandido de produtos de performance com uma atratividade alargada no mercado».

Limpeza das costas

Recentemente, a empresa introduziu uma nova linha de fibras sustentáveis sob a marca Repreve obtidas a partir de garrafas de plástico recolhidas ao longo de 50 quilómetros de costa em países ou áreas que não têm sistemas oficiais de tratamento de resíduos ou reciclagem.

A nova fibra e resina “Repreve Our Ocean” é aprovisionada de garrafas com elevado risco de entrarem no oceano. «Há muito que cuidamos do ar, da terra e dos recursos naturais ao transformar milhões de garrafas de plástico na fibra reciclada Repreve. Com a Repreve Our Ocean, oferecemos uma oportunidade única para as marcas contarem uma história focada no oceano», reconhece Jay Hertwig, vice-presidente de vendas globais de marca da Unifi.

«A Repreve Our Ocean é feita para o bem do amanhã e este produto premium vai atrair os consumidores que querem fazer tudo o que podem para proteger o ambiente para a próxima geração», admite. A Unifi estima que até agora terá transformado 16 mil milhões de garrafas de plástico em fibras Repreve, que são usadas na produção de novo vestuário, calçado, artigos para a casa e outros produtos de consumo.

Os mais recentes dados financeiros da Unifi mostram que a empresa aumentou as vendas para 180 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de euros) no trimestre terminado a 31 de março, em comparação com os 165,9 milhões de dólares no mesmo período do ano passado.