Início Jornal Têxtil

V…… de vitória

Os últimos 12 meses foram um teste à capacidade de superação da indústria têxtil e vestuário portuguesa, que, atenta aos desafios que se colocam aos sector um pouco por todo o mundo, está já a efetivar novos investimentos e estratégias para permanecer vitoriosa em 2015.

Na primeira edição de 2015, o Jornal Têxtil revela os sucessos e as desafios da indústria têxtil e vestuário portuguesa em 2014 e as perspetivas e metas para 2015, com o contributo de empresas como a LMA, Elmate, Troficolor, ERT, SICI 93 e Goucam. Fazemos ainda um resumo dos temas e protagonistas mundiais que marcaram os últimos 12 meses na indústria, na inovação tecnológica, na moda e no retalho, antecipando algumas das tendências que se deverão espraiar por 2015.

O ano que agora começou promete, de resto, ser muito dinâmico e prova disso é o investimento realizado pela Lipaco, inaugurado no final de 2014, que confere novos trunfos à empresa de Esposende para crescer nos mercados internacionais, como revela em entrevista o seu CEO, Jorge Pereira.

Quem também começa a alargar os seus horizontes aos mercados internacionais é a Joaps Malhas, que em fevereiro se estreia na feira de desporto Ispo, onde integra a maior comitiva portuguesa de sempre no certame.

O início do ano fica, de resto, marcado pelo arranque dos grandes salões profissionais e o Jornal Têxtil antecipa-lhe o que pode encontrar na feira de tecidos, acessórios e confeção Première Vision Paris, no certame francês de tecidos Texworld, na feira de decoração Ambiente, na Apparelsourcing, dedicada à subcontratação, no certame russo de moda CPM e na feira de calçado GDS.

As feiras estão ainda em destaque no suplemento da Associação Selectiva Moda, que, com o projeto From Portugal, levantou voo em janeiro de 2014 com quase 200 empresas a bordo e, ao longo dos últimos 12 meses, percorreu os quatro continentes e trouxe novos negócios para Portugal.

Conheça ainda as tendências que vão marcar o negócio da moda até 2020, explicadas por Daniel Agis, um dos maiores especialistas em marketing de moda da Europa, na mais recente apresentação do “Plano Estratégico Têxtil 2020” e os planos da Yum Gum, uma nova marca portuguesa de calçado.

As referências internacionais não foram esquecidas, com informação valiosa sobre um novo tecido denim que promete revolucionar a indústria, uma gama de roupa interior que está a ganhar fama na Suécia, o novo casaco high-tech da Tommy Hilfiger, a implementação da Barbour International em Portugal, os casos de sucesso da italiana Lardini e da americana Burlington ou ainda o lançamento da coleção de têxteis-lar de uma conhecida marca de lingerie de luxo.

Confira ainda os números mais recentes do comércio internacional e da situação do país nas nossas páginas de conjuntura, assim como do comércio online e da indústria de calçado.

Por fim, e já a pensar nas coleções que em breve vão chegar às lojas, espreite algumas das propostas para a primavera-verão 2015 que os designers portugueses apresentaram na última ModaLisboa.

Comece 2015 com o pé direito e não perca esta edição do Jornal Têxtil. Se ainda não é assinante, faça já a sua subscrição (clique aqui) e garanta todos os números nos próximos 12 meses, em casa ou na empresa.