Início Notícias Vestuário

Vandoma festeja 40 anos

A marca da António Manuel de Sousa acaba de assinalar 40 anos de existência com o lançamento de uma linha de gravatas feitas à mão produzidas a partir de amostras de coleções anteriores. A Vandoma está ainda de malas feitas rumo a Nova Iorque, onde se estreará na Society, depois da habitual passagem pela Première Vision, em Paris.

Ana Lisa Sousa [©Vandoma]

Junho de 2022 assinalou um momento importante no percurso da portuguesa Vandoma: os 40 anos da marca da António Manuel de Sousa, especialista na criação e fabrico de gravatas, laços e lenços.

De acordo com Ana Lisa Sousa, filha do fundador António de Sousa, a empresa que «partiu do zero» é hoje «relevante no sector» e exporta para países como Holanda, Espanha, Reino Unido, EUA, Suécia, Bélgica, Angola e Moçambique.

Com uma taxa de exportação que ronda os 40%, a Vandoma marca presença, uma vez mais, na Première Vision, que abriu hoje portas e decorrerá até ao próximo dia 7 de junho, e, em seguida, viajará até Nova Iorque, onde se estreará na Society, feira dedicada a marcas para o segmento homem. «No início de setembro estaremos também na Munich Fabric Start», revela a administradora ao Portugal Têxtil.

[©Vandoma]
A estas feiras somam-se outras, como a Pitti Uomo, onde a Vandoma marcou presença pela primeira vez no ano passado após algumas tentativas, e que permitiu alcançar clientes em novos mercados nos continentes africano e asiático.

«A Pitti Uomo começa finalmente a recuperar após a pandemia. O ano passado correu bem, mas, na verdade, teve pouca afluência. É verdade que foi uma estreia para nós, mas este ano correu muito melhor. Fizemos vários contactos e pretendemos manter a participação nas próximas edições», indica.

[©Vandoma]
Aumentar a exportação e continuar a investir na qualidade dos artigos, através de gamas de tecidos mais premium e valorizadas pelos clientes internacionais é um dos grandes objetivos de Ana Lisa Sousa, que descreve 2022 como um ano muito positivo. «Tivemos inclusivamente que contratar novos trabalhadores de modo a satisfazer as encomendas recebidas», refere.

Este foi também um ano de novos lançamentos para a Vandoma, que em linha com a ideologia sustentável que acompanha a marca desde o seu início, está a avançar com uma linha de gravatas feitas à mão, produzidas a partir de amostras de coleções anteriores reaproveitadas.