Início Notícias Marcas

Vans com montras de igualdade

Em prol do movimento Pride, a marca de calçado, vestuário e acessórios desportivos desenvolveu iniciativas para apoiar a comunidade LGBTQ+ e que, por isso, promovem a igualdade e a expressão livre através da arte. Em Portugal, Joana Estrela e Taylor Catclaw são os artistas que dão vida a esta mensagem.

[©Vans]

A Vans, que promove a autoexpressão criativa na cultura jovem a partir de desportos de ação, arte, música e cultura de rua, reconheceu o movimento Pride como um momento global inspirador que celebra o espírito e as identidades impulsionadoras da comunidade LGBTQ+.

Com o objetivo de amplificar a mensagem criativa de igualdade, a marca estabeleceu uma parceria com o “Where Love is Illegal”, um projeto da Witness Change, que procura usar histórias para ligar pessoas, transformar opiniões e mudar políticas com testemunhos pessoais de sobrevivência da comunidade. A colaboração consiste na criação de 45 montras por toda a Europa com testemunhos da organização, recorrendo ao talento de artistas locais.

Joana Estrela, artista e ilustradora, e Taylor Catclaw, artista tatudador, foram os criativos escolhidos pela Vans, em Portugal, para expressarem a mensagem nas montras dos espaços físicos. Joana Estrela foi responsável pela montra da loja Vans Vasco da Gama, situada no segundo piso do centro comercial de Lisboa, e Taylor Catclaw teve a cargo a montra da Vans Rua Augusta.

Joana Estrela [©Vans]
«O triângulo cor-de-rosa foi um símbolo originalmente opressivo, usado nos campos de concentração nazi para distinguir os homens identificados como sendo gay e que, mais tarde, nos anos 70, foi recuperado e usado como símbolo de protesto contra a homofobia. Ainda que a imagem agora seja associada ao poder e resiliência da comunidade LGBTQ, considero-o um emblema importante porque também é uma lembrança do passado, e um reconhecimento da perseguição que pessoas LGBTQ+ ainda sofrem no presente», explica Joana Estrela.

Já o artista tatuador, que bebeu inspiração na diversidade e na união, sente que é importante aproveitar a plataforma e a respetiva visibilidade para «criar awareness, normalizar o não binarismo e a não heteronormatividade».

Taylor Catclaw [©Vans]
«Temos uma experiência partilhada. Não importa a tua aparência, de onde vens, o lema “Together as Ourselves” é universal», acrescenta Taylor Catclaw.

A montagem das montras foi realizada ano passado dia 17 de maio e estará patente até ao final de junho, juntamente com uma biografia dos artistas.

A coleção Pride, alusiva à iniciativa, está já disponível em loja e expande-se do vestuário e do calçado aos acessórios. A linha, que apoia uma sociedade mais igualitária e inclusiva, encontra-se também à venda em retalhistas selecionadas e, no canal online, em vans.pt e em betrendstore.pt.