Início Arquivo

Vem aí a Heimtextil 2005

«É com grande prazer que lhes dou as boas vindas. Gostaria hoje de os conduzir à próxima Heimtextil» foi a formula mágica proferida por Ulrike Wechsung, directora da Heimtextil, durante a sua recente conferência de imprensa em Portugal, para nos transportar ao universo criado para a Heimtextil2005, arealizar em Frankfurt de12 a15 de Janeiro de 2005.

Para aqueles que já tiveram o privilégio de conhecer, como expositor ou visitante, aquela que é a maior feira a nível mundial especializada em têxteis-lar, as questões fervilhavam: O que espera os visitantes em 2005? Quais as novidades? O que é que já deu provas e se mantém?… Ulrike Wechsung não iludiu nenhuma das questões nem desiludiu nenhum dos presentes. A Heimtextil 2005 reúne todas as condições para ser mais um grande sucesso e estabelecer novos recordes. E as previsões da Textile Outlook International de Março-Abril 2004 dão um novo alento ao sector.

“Imagine novas dimensões” é o mote lançado para a próxima edição. Um mote logo praticado na optimização da estrutura dos pavilhões – a transferência da Dreamland para os pavilhões 9.1 e 9.2, a passagem dos têxteis para casa de banho para os pavilhões 5.0 e 6.0 e uma oferta de tapetes e revestimentos para solos mais alargada são algumas das alterações mais significativas. «Com a nova localização, concentrada nos pavilhões 8, 9 e 10, destacamos melhor a área de produtos sleep & dream», sustenta Ulrike Wechsung. «Além disso, o eco positivo em relação ao Fórum Europeu de Camas, que até agora se realizava anualmente, levou-nos a integrar na feira o nome bed + more». O objectivo de completar grupos de produtos, ampliar e, principalmente, unir áreas de produtos até agora separadas foi plenamente atingido. Deste modo, a nova estrutura vai permitir uma visita à feira ainda mais efectiva e com percursos bem mais curtos. Esta edição promete ainda combater mais eficazmente a contrafacção graças à iniciativa “Heimtextil contra a cópia”, dar especial destaque às áreas de camas e tapetes e intensificar o tema das instalações comerciais. Pela primeira vez, as áreas de produtos vão ser identificadas por pictogramas, o que permitirá uma melhor orientação para os visitantes.

Pela segunda vez, a conceituada revista alemã AIT vai atribuir na Heimtextil o prémio da inovação “Textiles and Contract”. A atribuição dos prémios será realizada durante a feira e os trabalhos premiados estarão expostos no pavilhão 4.2.

A Heimtextil é, inegavelmente, uma ditadora de tendências. No Fórum nível 0, o visitante poderá conhecer as novas tendências internacionais da moda para o lar 2005/2006, criadas como habitualmente pelo talentoso designer holandês Gunnar Frank. Sob a designação “Nostalgia”, as novas tendências aprofundam as suas antecessoras “Contrastes em Harmonia”. Os vários universos – My Lady, Aristrocrat, Rebell e Smart Girl – representam um estilo mais elevado, com uma elegância nobre. «As coisas boas do passado servem de inspiração ao que amanhã será a moda do mundo moderno», afirma Gunnar Frank «No futuro, a casa vai ser mais bonita, mais colorida e recebe uma identidade própria».

A Heimtextil 2005 vai albergar cerca de 3.000 expositores e acolher perto de 100.000 visitantes profissionais oriundos dos 4 cantos do mundo. Uma feira que é cada vez mais global. Portugal mais uma vez vai ter uma representação imponente em número e qualidade – 76 expositores que incluem o melhor do sector a nível mundial. As novidades esperadas são muitas. Para já, refira-se o lançamento internacional da nova marca da Crispim Abreu para têxteis-lar – Casasoft Homewear – com uma colecção onde a malha é soberana e a passagem da marca Home Concept da António de Almeida & Filhos para a “Dreamland”. A Heimtextil 2005 promete ser uma inesquecível viagem pelo mundo do sonho e da fantasia.