A Venca acaba de reforçar a sua presença na Península Ibérica com o lançamento de um marketplace em Portugal com mais de 180.000 artigos, sobretudo relacionados com vestuário, calçado e têxteis-lar, avança o site modaes.es. A empresa, que operava em Portugal através do seu e-commerce, espera que este número suba para os 280.000 nos próximos meses.
A retalhista, uma das pioneiras do comércio online em Espanha, foi fundada em 1979 e centrava a sua atividade nas vendas por catálogos, que foi gradualmente abandonada, dando origem à distribuição online. Atualmente, o negócio da Venca concentra-se principalmente na sua marca própria, embora a distribuição de artigos de outras marcas tenha vindo a ganhar força desde 2019, altura que a empresa fundou o seu marketplace.
De acordo com os últimos dados disponíveis, a Venca fechou o ano fiscal de 2020 com vendas de 28 milhões de euros, registando uma quebra anual de 6,6%. Em 2021, a empresa tinha o objetivo de alcançar os 29 milhões de euros, aumentando em 3,4% a sua faturação em relação ao ano anterior.
Sediada em Vilanova i la Geltrú (Barcelona), a Venca possui uma plataforma logística de 42.000 metros quadrados e uma equipa com mais de 400 trabalhadores.