Connected, Euphoric e Resourceful são as três tendências apontadas pelo gabinete de tendências para a primavera-verão 2022 – as primeiras compiladas após o surgimento da pandemia.
Connected
Connected explora como nos relacionamos connosco e com os outros num mundo de disrupção extrema. Como desenvolvemos relações de uma forma não física, como gerimos o nosso bem-estar e saúde e como nos ligamos a um significado maior além do aqui e do agora.
A linha comum nestas ideias é que o design terá menos a ver com os produtos ou a experiência em si e mais com o que serve a Humanidade, seja um casaco com tecnologia inteligente, novos materiais que oferecem um maior conforto e proteção ou uma app de terapia virtual que dá segurança. Os tecidos vão espelhar os ambientes de casa, dando uma sensação de calma e minimalismo.
Euphoric
Esta tendência explora o poder do design para melhorar o nosso estado de espírito e incitar o positivismo. A alegria e o otimismo são encarados como necessários e até fulcrais, numa conjuntura de desafios e constrangimentos.
Tesouros e referências do passado serão revistos e integrados em combinações por vezes irreverentes que também dão uma sensação de luxo e qualidade extrema. Ao seu nível mais simples, as cores podem ser usadas como uma ferramenta para energizar os básicos e, no seu lado mais exuberante, inspirações psicadélicas irão oferecer uma visão diferente da realidade.
Resourceful
Esta tendência reavalia a relação com as coisas que usamos e como as mesmas são feitas. Prefere o local face ao global e está alicerçada na praticalidade, na sustentabilidade e no artesanal, invocando o etos de William Morris, designer têxtil e escritor da era vitoriana, que escreveu que «nada deve ser feito pelo trabalho do homem que não valha a pena fazer ou que tenha de ser feito por trabalho que degrada quem o faz». Num mundo em que os meios de produção estão sob grande pressão e escrutínio, vamos encontrar novas formas, mais colaborativas e focadas na comunidade, de não apenas sobreviver, mas também prosperar.
Cores (in)usuais
A incerteza provocada pelo novo coronavírus reflete-se nas tonalidades que irão pintar a moda na primavera-verão de 2022.
Em Enhanced Nature, a natureza é a inspiração, mas há também um toque não-natural, que a torna adaptável a contextos físicos e digitais. Os tons são «prudentemente otimistas», com uma intensidade capaz de ativar os sentidos, despoletando sentimentos de alegria, prazer e tranquilidade. Entre as cores em destaque estão os vermelhos e laranjas fortes e diversas tonalidades de azul.