Início Notícias Moda

Vila Verde desfila lenços dos namorados

79 coordenados com inspiração nos motivos dos lenços de namorados desfilarão no dia 14 de fevereiro, em Vila Verde, no âmbito do XVIII Concurso Internacional de Criadores de Moda. Organizado pelo município, a Gala Namorar Portugal irá distribuir oito prémios, sendo o primeiro no valor de mil euros.

[©Facebook CM Vila Verde]

Conhecido como mês do amor, a Câmara municipal de Vila Verde vai levar a cabo um conjunto de iniciativas durante os 28 dias de fevereiro.

Entre as ações programadas para Monção, a par das iniciativas em curso em Vila Nova de Gaia (espaço Wow), Vila das Aves, Santo Tirso e Braga, «está tudo a ser preparado para uma grande noite em Vila Verde, no regresso da Gala Namorar Portugal», revelou presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.

Depois do interregno no ano passado, devido à pandemia de covid-19, a presidente mostrou-se confiante na edição da próxima segunda-feira, que será «uma noite de muito glamour, inspirada nos lenços de namorados e na força e simbolismo das mensagens de amor desta tradição e ícone do concelho de Vila Verde».

[©Facebook CM Vila Verde]
A autarca destacou o impacto do evento, frisando que «é uma iniciativa importante, para a consagração dos designers e das bordadeiras. E é mais um estímulo para a atividade e dinamização económica de todos os parceiros associados à marca Namorar Portugal, que têm conseguido adaptar-se e resistido às dificuldades impostas por este período de pandemia que estamos agora a tentar superar».

A apresentadora televisiva Maria Cerqueira Gomes irá conduzir o desfile da noite, que conta com 79 coordenados apresentados no âmbito do XVIII Concurso Internacional de Criadores de Moda, com inspiração nos motivos dos lenços de namorados.

A transmissão da Gala será feita em direto através de recursos digitais e redes sociais ligadas ao município de Vila Verde, considerando que o evento, além de não incluir o habitual jantar de gala, não será aberto ao público, sendo o acesso restrito às instituições-parceiras do Namorar Portugal.

Espanhóis inspiram-se nos lenços namorados

Entre os coordenados a concurso encontram-se uma escola e dois concorrentes individuais de Espanha, juntamente com um participante da Madeira e nove vila-verdenses. Das 14 instituições de ensino que apresentam propostas fazem parte a Lisbon School of Design, a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, a Models Factory de Aveiro, a ESAD Mestre Mateo – Espanha, a Casa Pia de Lisboa, a Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Cerveira, a CENATEX – Guimarães, o Centro de Formação e Inovação Tecnológica de Braga, as escolas profissionais de Felgueiras, a Vértice – Paços de Ferreira, a Esprominho – Braga e as escolas secundárias de Cascais, Vila Verde e Alberto Sampaio.

[©Facebook Aliança Artesanal]
No júri, a avaliar os coordenados a concurso, encontram-se Rui Effe (artista visual e professor no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), Maria José Abreu (diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil da Universidade do Minho) e os designers Natália Mil-Homens Pereira e Rafael Freitas.

Além dos coordenados do concurso de moda internacional, haverá ainda a oportunidade de apreciar as sugestões de designers consagrados, como Anabela Baldaque, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas, Luís Carvalho e Nuno Gama.

O concurso irá distribuir oito prémios, sendo o primeiro no valor de mil euros assegurado pelo município de Vila Verde.