Início Notícias Marcas

Vintage for a Cause abre concurso para designers

A marca portuguesa de moda está à procura de dois novos designers parceiros para integrar um novo projeto que explora o upcyling de vestuário. As inscrições estão abertas até dia 11 de setembro e os criativos escolhidos terão todos os recursos assegurados, assim como acesso a uma rede de contactos nacionais e internacionais.

A Vintage for a Cause, que cria edições limitadas de peças exclusivas de estética «urbana» e design «intemporal», incorpora no seu ADN a sustentabilidade ambiental, que lhe valeu já o prémio Terre des Femmes 2020 e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Para além desta vertente ecológica, a marca de moda tem também como missão fomentar a inclusão social ao recorrer ao trabalho de mulheres acima dos 50 anos fora da vida ativa.

«A marca pretende não só oferecer moda sustentável acessível, produzida de forma transparente e ética, dando oportunidade a costureiras mestras de ter um modelo de rendimento mais adequado à sua fase de vida, como influenciar e facilitar a transição de designers e empresas para modelos mais circulares e abordagens mais sustentáveis na moda», explica em comunicado.

Neste âmbito, Vintage for a Cause está a lançar um concurso em que desafia os designers de moda a desenharem modelos intemporais com o máximo de desperdício morto, tecidos e peças em fase de pré-consumo, que, de outra forma, terminariam em aterros.

Multifuncionalidade, durabilidade e a circularidade são alguns dos aspetos que os dois novos designers devem considerar na equação, de upcycling do vestuário, que deverá não só ser compatível com as várias estações como com os vários tipos de corpos e estruturas.

A marca que se rege sobretudo por causas, trabalha com diferentes designers de moda e conta já com 10 colaborações como por exemplo com Katty Xiomara que, atualmente, se mantém como parceira e ainda embaixadora da Vintage for a Cause. A marca internacional SKFK Ethical Fashion é outro exemplo de parceria estabelecida com a insígnia de moda sustentável.

[©Vintage for a Cause]
Os designers que pretendem participar no concurso devem ter «interesse ou curiosidade em explorar o upcylcing de roupa» e, no caso de serem selecionados, terão todos os recursos assegurados, desde os custos de produção à promoção da coleção e à visibilidade do trabalho bem como acesso a uma rede de parceiros nacionais e internacionais da marca num segmento de mercado emergente.

Entre os requisitos para participar constam uma carta de motivação juntamente com o portfolio e uma proposta da vestuário feminino, que devem ser enviados para o email [email protected]. As inscrições estão em vigor até 11 de setembro e os resultados serão anunciados a 13 de setembro.