Criada em 2012, a Vintage for a Cause é um projeto de upcylcing e de inclusão social centrado no desenho e na produção de edições limitadas de peças exclusivas que ganham vida através de métodos e materiais sustentáveis. A utilização de tecidos de desperdício e a colaboração com diferentes designers de moda, visando precisamente a inclusão social, fazem parte das práticas da Vintage for a Cause, cuja missão é criar artigos intemporais, vintage, com o mínimo impacto ambiental.
Partindo deste conceito, o projeto estabeleceu uma parceria com a Maria Granel, a primeira mercearia biológica 100% a granel com desperdício zero do país, resultando numa coleção cápsula designada “Amor a Granel”. A colaboração que «vai muito para além dos produtos e vive a sinergia das duas marcas no que toca à sustentabilidade e ao estilo de vida mais consciente», tem como objetivo reforçar o conceito de reutilização de desperdícios de têxteis-lar e também dar continuidade às ações de sensibilização e produtos DIY (do it yourself) que a Vintage for a Cause tem vindo a desenvolver «numa ótica circular, inclusiva e colaborativa», refere em comunicado.
«Para nós, colaborar com a Vintage for a Cause no desenvolvimento destes produtos é não só apoiar um projeto com impacto ambiental, económico e social que admiramos muito, valorizando as mãos e as histórias de quem cria, dando uma nova vida a excedentes têxteis, mas também desafiar as pessoas a fazer parte do processo: não se trata apenas de um objeto, de um produto, é, acima de tudo, uma experiência que nos convida a consumir de forma diferente e que nos ensina a replicar o próprio objeto e processo de fabrico», explica Eunice Maia, fundadora da Maria Granel.
Os acessórios, pensados para reduzir o desperdício também dentro de casa, estão à venda exclusivamente nas lojas físicas e online da Maria Granel, que «disponibiliza alimentos de qualidade superior, nutritivos e biológicos, promovendo uma alimentação saudável e um consumo responsável e consciente, que contribua para a redução do desperdício e, como tal, para a sustentabilidade do planeta». No formato físico, a mercearia possui duas lojas em Lisboa, no Campo de Ourique e em Alvalade.
A partir desta ligação, é possível aceder aos moldes e guias para conseguir fazer objetos idênticos aos da coleção com tecidos inutilizados, envolvendo também a comunidade na missão coletiva de reduzir o desperdício e gerar um impacto mais positivo na sociedade e no planeta. «Assim, damos ferramentas práticas para facilitar a reutilização e reaproveitamento criativos do que já temos, resgatando em simultâneo o saber manual e o fazer pelas próprias mãos», afirma a fundadora da Maia Granel.
Mais “Pinga Amor”
O projeto de upcycling e inclusão social não se ficou apenas por uma parceria e estabeleceu recentemente uma colaboração com a Pinga Amor, refletindo sobre a maternidade sustentável e como, em conjunto, poderiam aliar a funcionalidade das peças que este tipo de vestuário necessita à redução do impacto ambiental. Desta parceria nasceu uma coleção desenhada para as mulheres, independentemente da fase da vida em que se encontram, primando pela versatilidade e pelo conforto, sem esquecer um toque moderno.
Batizada “Mamasutra”, a coleção adaptável às várias fases de vida das mulheres, quer estejam grávidas, amamentando ou mesmo não estando em nenhuma destas condições, é fabricada na totalidade com excedentes de tecidos industriais pré-consumo e oferece seis propostas distintas, cujos materiais vão desde o linho, seda tipo crepe ao algodão e os tons se centram no verde e na cor tijolo.
Os artigos têm bolsos e molas que conferem praticidade e estão já disponíveis exclusivamente no website da Vintage for a Cause, com preços que vão desde os 39,99 aos 99,99 euros. As encomendas são colocadas sob o regime “made to order” e entregues no prazo de 10 dias úteis após a data do pedido.
«Fugindo ao convencional, o objetivo é fazer cada mulher sentir-se confortável no seu corpo, orgulhosa pela vida que gerou – ou poderá gerar –, moderna e confiante mesmo em casa, de pijama, entre fraldas e amamentação ou biberões», resume.