Depois do Very Peri, é agora a vez do Viva Magenta (Pantone 18-1750) ter o seu momento de glória na moda, na decoração e até na tecnologia, como ilustra a parceria da Pantone com a Motorola.
Esta tonalidade foi escolhida como Cor do Ano pelo Pantone Color Institute, que destaca a sua força e energia. «É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e tem mostrado um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa», descreve a Pantone.
Viva Magenta é poderoso e empoderador, considera o instituto, acrescentando que «é um novo vermelho animado que vive de pura alegria, encorajando a experiência e a auto-expressão sem restrições, uma tonalidade eletrificante e sem barreiras», que acolhe tudo e todos com a mesma vontade de viver. «É uma cor audaciosa, cheia de vida e inclusiva», resume a Pantone.
Do mundo para a Pantone, da Pantone para o mundo
A crescente atenção à natureza, que se espelha nas tendências de lifestyle atuais, foram um dos critérios que a Pantone levou em conta para esta escolha. «Estamos a incorporar mais coisas vivas nas nossas casas, como plantas, flores, paredes vivas e espaços no exterior. Estamos a encontrar uma alegria renovada em viagens, desportos e passatempos ao ar livre depois de termos feito uma pausa durante a pandemia», aponta o instituto.
A cor pode ser usada como afirmação de moda ou num apontamento, podendo ser conjugada com cinzentos claros, azuis e tons pastel. Numa versão mais monocromática, pode ser utilizada com outros rosas.
Na casa e design de interiores, a Pantone refere que o Viva Magenta pode ser aplicado num sofá em veludo ou numa parede lacada e, tal como na moda, em apontamentos como um arranjo floral ou uma tela abstrata.