Início Notícias Marcas

Wolf & Rita: aliança na Europa

Com um apetite voraz pelas coleções propostas, o mercado asiático é o “lobo bom” da Wolf & Rita. Contudo, a marca está a somar aliados na Europa, como prova o recente convite endereçado pelo designer francês Jean-Charles de Castelbajac para uma parceria numa coleção cápsula dedicada aos mais pequenos.

A juntar a este feliz alinhamento, no primeiro semestre de 2016 a marca de moda infantil cresceu 180%, comparativamente ao período homólogo de 2015. «A Wolf & Rita começa a ser uma marca bastante reconhecida internacionalmente não só pela qualidade dos seus produtos mas também pelo design das roupas. Começamos a ver a influência da Wolf & Rita noutras marcas concorrentes, o que significa que estamos também a criar tendências», afirma, ao Portugal Têxtil, Sónia Rocha, uma das fundadoras da marca, juntamente com a irmã Cláudia.

Com um volume de negócios na ordem dos 600 mil euros em 2015, realizado em 25 países e 125 pontos de venda, a Wolf & Rita tem vindo a apostar na diversificação do leque de produtos, oferecendo, a par da coleção de menino e menina, malhas tricotadas, segmento bebé (que desembarcará nas lojas na próxima estação fria), acessórios e, entre os bestsellers da estação, uma linha de banho.

Pertencente à empresa Mefri, a Wolf & Rita aposta em peças que se balançam entre o trendy e o clássico, que têm como principais destinos o Japão, a Coreia do Sul e os EUA, sendo que o mercado nacional tem um peso de apenas 2% na faturação da marca.

A par da loja online – canal de vendas que recebe entre 30 a 40 encomendas mensais –, a Wolf & Rita aposta na distribuição em lojas multimarca. Contudo, Sónia Rocha revela que a «representação nos principais grandes armazéns internacionais» está em agenda.

Renovar a imagem, refrescar o website e apostar nas parcerias internacionais são pontos que fazem também parte do sumário da Wolf & Rita e a mais recente lição foi dada em colaboração com a JC de Castelbajac. O convite partiu da marca de vestuário e acessórios fundada pelo designer francês Jean-Charles de Castelbajac, que descobriu a Wolf & Rita numa feira e se identificou com o espírito da marca, escolhendo-a para levar a JC de Castelbajac até ao mercado da roupa de criança.

«[A parceria] consiste numa coleção de 46 peças. Apesar de toda a coleção e conceito terem sido desenvolvidos em conjunto, essencialmente a JCCB trabalhou no artwork para os estampados, enquanto a Wolf & Rita colaborou com os modelos, os tecidos e a forma de confeção», conta Sónia Rocha ao Portugal Têxtil. A coleção cápsula, destinada à primavera-verão 2017, já está a ser apresentada nas feiras e estará disponível a partir de janeiro.

A estratégia de marketing da Wolf & Rita, de resto, tem-se centrado na presença em certames internacionais e, no segundo semestre de 2016, a marca já fez escala na Playtime Paris, que decorreu no início de julho. No final do mês, a Wolf & Rita partirá para a Playtime New York e, em agosto, assina a folha de presenças da Loop Tokyo.